Dói no coração: escola pública amanhece pichada em Brusque


IMG-20141017-WA0000
Foto: Matheus Moreira

Protestar é certamente um dos direitos previstos em Constituição Federal. Porém, gerar prejuízos ao patrimônio público através destes não é um deles. Corriqueiro em grandes centros urbanos, uma pequena amostra do vandalismo praticado nestes locais, levantado por “bandeiras de protesto”, pôde ser vista na Escola de Educação Básica Ivo Silveira, nesta manhã. Ocorre que o colégio localizado na Rua Santa Cruz, Bairro Águas Claras, abriu suas portas na manhã desta sexta-feira (17), com a sua fachada totalmente pichada, com frases de ordem como: “somos muitos, vocês são poucos” e “por uma escola que ensina a pensar e não a obedecer”.

O Gerente de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Rodrigo Cesari, se pronunciou acerca do assunto e disse que o responsável pelo delito nas paredes escolares provavelmente é um aluno do Ivo Silveira. Falou também que a escola fará todo o possível para identificar o culpado e fazê-lo pagar pelo o que fez. Rodrigo também lamentou que essa tenha sido a maneira procurada por ele para “protestar”, sendo que existem várias outras maneiras de se fazer isso.

Agora a escola terá que se utilizar de recurso próprio e limitado para pintar a remoção da tinha vermelha. Além das frases, alguns símbolos foram pintados na fachada de todo o colégio que foi entregue recentemente, totalmente reformado, para a comunidade do Bairro Águas Claras. De acordo com Cesari, até a próxima semana reparo já deverá ser efetuado. O que se lamenta é que o dinheiro gasto para tal poderia ser utilizado na melhoria da infraestrutura escolar e não com a ação de vândalos.

Publicidade

Adilson, um dos integrantes da Associação de Pais e Professores (APP) do colégio, relatou que não foi possível identificar o pichador que efetuou o ato vândalo na escola, haja vista que as câmeras foram verificadas ontem (quinta-feira, 16), para tentar flagrar a ação de bandidos que assaltaram a Farmagnus, estabelecimento que fica em frente ao educandário. Por descuido, não religaram o sistema de videomonitoramento. O fato lamentável deve ter ocorrido na madrugada desta sexta-feira (17).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.