Santa Catarina tem alerta de chuva e risco alto para alagamentos e deslizamentos

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para cidades do litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Casa em Navegantes | Foto: Corpo de Bombeiros

Santa Catarina está sob alerta de chuva intensa e risco moderado e alta para alagamentos e deslizamentos de terras em cidades do litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

De acordo com a Defesa Civil a circulação marítima intensificada pela presença de um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera e por um sistema de baixa pressão no Litoral do Sudeste favorece a condição persistente das chuvas nesta segunda-feira (10).

A chuva ocorre de forma mais intensa em alguns momentos, principalmente nas áreas em laranja e amarelo do mapa (figura abaixo):

Publicidade

A Defesa Civil também divulgou lista de municípios com risco de deslizamento, onde vermelho é risco muito alto, laranja alto e amarelo moderado:

Chuva causa transtornos

Em Navegantes o Corpo de bombeiros precisou resgatar pessoas que tiveram as residências invadidas pela água, a cidade teve 153 milímetros de chuvas e registrou os maiores acumulados em Santa Catarina nas últimas 12 horas.

Conforme Raphael Catarina, coordenador da Defesa Civil no município, o volume de água foi de 155 mm, o que equivale a mais do que o previsto para todo o mês de janeiro, e que a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta com previsão de mais chuvas nas próximas horas.

As equipes da Secretaria de Obras, SESAN e Defesa Civil estão nas ruas, realizando o levantamento dos estragos e iniciando os reparos. Ele explica que na maior parte dos casos ocorreu alagamento das vias e que na Rua do Açude, em Machados, houve o registro de água em quatro residências.

O secretário de Segurança Pública, Joziel Pereira, destaca que, devido ao grande volume de chuvas, o solo fica encharcado podendo ocasionar escorregamentos.

Por isso, caso a população identifique algum indício de movimentação de terra, como inclinação de postes ou de árvores, a orientação é que devem deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil, por meio do telefone de plantão 153. Vale salientar que em caso de emergência também é possível utilizar os telefones 193 Bombeiros Militares, e 199 Bombeiros Voluntários.

A Secretaria de Obras está de plantão realizando alguns reparos nas vias, e pode ser acionada pelo telefone (47) 3185-2003. Já o telefone da SESAN é (47) 3185 2005.

Em Balneário Camboriú a Avenida Atlântica ficou alagada e água invadiu parte da faixa de areia da recém-alargada Praia Central.

Em Ilhota um muro desabou e atingiu uma garagem com um carro, não houveram feridos.

Muro desabe em Ilhota | Foto: Corpo de Bombeiros

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.