Professores farão mobilização cobrando reajuste do piso nesta quinta-feira (26), em Brusque


Nesta quinta-feira, 26, os professores da rede municipal de Brusque estarão em frente a prefeitura cobrando a aplicação do Piso Nacional da Educação. O novo piso para 2023 sofre um reajuste de 14,95% e a principal cobrança da Educação é que seja aplicado o reajuste na Carreira do Professor. A “Mobilização pelo Piso da Educação” inicia às 8h30 na praça sesquicentenário.

A presidente do SINSEB, Tânia Mara Vieira Pompermayer, explica que a mobilização da educação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores a pedido dos próprios professores. “Nós sabemos que se não cobrarmos, as administrações municipais tendem a não cumprir a Lei. É um direito dos professores e entendemos que o reajuste deveria ser cumprido na Carreira do Professor e não apenas para quem ganha o Piso”, disse Tânia.

Todos os professores foram convocados para a mobilização.

Publicidade

Achatamento
Enquanto o Piso Nacional é reajustado pelo governo federal, o reajuste dos demais professores que recebem acima do mínimo é reajustado pelo governo municipal. Um exemplo foi o ano de 2022, quando o Piso Nacional avançou 33% e os demais professores tiveram os salários apenas corrigidos pela inflação, que no mesmo período somou apenas 10,78%, além de perdas passadas.
Isto é, quem acabou de entrar no serviço público recebeu um reajuste de 33% e quem tem anos de Carreira, cursos, pós-graduação, mestrado ou doutorado recebeu apenas a inflação, criando o achatamento nos salários.

Qualificação não é reconhecida
A presidente do Sindicato questiona qual será a motivação para que os novos professores se especializem, melhorando a melhorar a qualidade da Educação das crianças brusquenses, se a própria prefeitura não valoriza este empenho através de uma salário mais digno e proporcional a qualificação do professor. “É a educação e o futuro dos filhos dos brusquenses que estão em jogo”, defendeu Tânia.

Guabiruba já cumpre Piso na Carreira
O Sindicato em negociação com a administração de Guabiruba já conseguiu garantir a aplicação do Piso Nacional da Educação na carreira de todos os professores do município vizinho. “Nossa luta agora será para que Brusque também valorize os nossos professores”, garantiu Tânia.

O Olhar do Vale entrou em contato com a Secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo que afirmou que “é preciso fazer um estudo do impacto do aumento no orçamento do município”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.