Presidente eleito do Sintrafite comenta a expectativa do mandato

O presidente eleito Altair Stofela. Foto: Anderson Vieira/Olhar do Vale

Altair Stofela foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Brusque (Sintrafite) para gestão 2025/2029. A Chapa Única ‘União e Renovação’ foi a vencedora do pleito, com 96,17% dos votos. Aos 60 anos e atuante no movimento sindical, Stofela conta que participa de assembleias desde os 15 anos e está na diretoria desde 1995.

Para 2025, Stofela afirma que o maior desafio da sua gestão será manter o que o já foi conquistado e tentar incrementar coisas novas para o trabalhador. “Convenção coletiva, que é o foco principal do sindicalismo. Nós temos que manter aquilo que já foi conquistado, de longa data, que houve muita luta por parte da classe trabalhadora e claro, conquistar alguma coisa a mais. Todos os anos a gente já monta a pauta de reivindicações, na qual a gente discute o que o sindicato pode trazer, não é fácil, porque sempre há uma discussão em manter aquilo que tem, imagina conquistar alguma coisa a mais. O trabalhador se apega muito ao sindicato no que diz respeito ter aquele apoio, o trabalhador, quando ele se sente ameaçado ou sente que precisa de alguma coisa, ele procura o sindicato. Então, a gente tem um respeito muito grande, não poderia ser diferente e temos que trabalhar nessa linha. Sempre para manter o que tem e conquistar uma coisa mais para eles.” relembra o sindicalista.

Hoje o Sintrafite conta com mais de 11 mil associados, e oferece benefícios de assistencialismo, assistência social, médico, dentista, salão de corte de cabelo, farmácia e subsedes em Guabiruba e Botuverá. Stofela afirma que os jovens são o futuro do sindicato e diz que é um grande desafio mantê-los:

Publicidade

“A gente precisa que o trabalhador quando entra na empresa, seja sindicalizado. É um desafio porque a juventude principalmente, eles desistem muito fácil do quadro social. Então esse é um grande desafio, manter esse jovem, porque ele é o futuro do sindicato, com certeza ele é o que vai ser nós lá na frente. E é isso que eu prego quando algum desses jovens vem no sindicato para desistir, para não ser associado;

No entanto, o presidente eleito está otimista com a gestão a partir de 2025 e diz que é um responsabilidade grande substituir o amigo Anibal Boettger:

“Estou Otimista. A gente jamais pode ser contrário, não existe isso. Por que? Porque nós temos uma equipe. A equipe praticamente foi mantida, e eu tenho dito em outros comentários, de que a responsabilidade é muito grande. Por que eu venho substituir um amigo que é presidente aqui desde 97, então há uma responsabilidade grande. Ele vai continuar na equipe, nós estamos aqui dentro com a equipe administrativa, com os representantes da empresa muito bom. E tudo é uma expectativa? É, de como vai ser. Mas o otimismo é grande. Tenho certeza de que nós temos a capacidade para administrar. O que vai vir pela frente, a gente não sabe, mas o intuito é administrar a entidade com seriedade e vai ser, e sempre em prol da classe trabalhadora”, finaliza.


Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.