O nível do rio Itajaí-Mirim segue em baixa após atingir o pico de 7,58m por volta das 07h30 da manhã deste domingo, 19. A projeção ficou abaixo da inicial da Defesa Civil que era de 7,70 m e não se concretizou.
O Coordenador da Defesa Civil, André Archer relatou ao Olhar do Vale que o nível está baixando rápido, cerca de 06 cm a cada 15 minutos. A última medição, às 11h era de 7,18m.
A população deve ficar atenta para queda de barreiras e deslizamentos de terra, já que o solo está encharcado.
O número da Defesa Civil, é 199, porém está sobrecarregado. Outra alternativa é ligar para o número: 9 8444-1537.
Previsão do tempo:
No decorrer deste domingo (19), a frente fria se afasta do estado diminuindo as condições para chuva, porém a nebulosidade permanece presente na maioria das regiões.
Chuvas intensas poderão causar desabastecimento temporário em regiões de Brusque
Em decorrência das chuvas ocorridas em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos, a turbidez (resíduos sólidos) na água bruta (água colhida para tratamento) aumentou consideravelmente nas últimas horas. Com isso, será preciso reduzir o tratamento de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, que é responsável por 85% do abastecimento da cidade de Brusque.
Nas ETAs do Zantão, Santa Luzia e Volta Grande também está ocorrendo bastante instabilidade no tratamento de água durante todo o dia devido a alta turbidez.
Algumas localidades da cidade, sobretudo as mais altas, poderão sofrer com desabastecimentos pontuais e temporários. Neste período, o Samae pede que os consumidores façam uso racional da água.
Leia também:
Confira a previsão do tempo para o início da semana em Santa Catarina | Olhar do Vale