Tecnologia X Eliminação de Empregos


Venho escrevendo e falando há algum tempo sobre o desenvolvimento tecnológico e seus efeitos sobre a geração de empregos. Creio que a irreversibilidade do processo ainda não foi percebida pelos trabalhadores e seus sindicatos. O desenvolvimento tecnológico elimina empregos sim. E, o faz rapidamente.

 

É, pois, necessário que todos que têm envolvimento com o mercado de trabalho, percebam a existência do fenômeno e suas consequências. Globalização, Robotização, Informatização, Mecanização e Virtualização são eliminadores de empregos e trazem como consequência a necessidade de, para conseguir novas ocupações, o trabalhador ter que desenvolver um perfil profissional que é/será demandado pelo mercado.

Publicidade

 

Florianópolis enfrenta, desde algum tempo, paralizações relâmpagos no sistema de transporte público. “Brigam”, o Sindicato e seus associados, pela manutenção do emprego dos cobradores, cuja existência está ameaçada pelos cartões eletrônicos adquiridos antecipadamente.

 

Sinto pelos cobradores, mas a luta será inglória. Não há como antepor-se ao progresso. O custo mais elevado obrigará as empresas a buscarem soluções definitivas e mais baratas. É o caso dá presente substituição, pois o grande beneficiário será o usuário do sistema, que pagará passagens mais baratas.

 

Ao iniciar-se a revolução industrial e, com o desenvolvimento da máquina de escrever, os trabalhadores sentiram-se ameaçados com a perda de seus empregos. Ned Ludd e um grupo de trabalhadores invadiam as fábricas, durante a noite, e jogavam as máquinas de escrever no rio Tâmisa. O resto da história não precisa ser escrito…

 

Entre lutar por causas já perdidas é melhor estarem atentos para as mudanças que ocorrem e ocorrerão no mercado de trabalho; Qualifiquem-se par os novos desafios que já estão aí e os que virão e vejam que estou falando em mercado de trabalho não de emprego.

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.