Presidente da Câmara de Nova Trento avalia 2019 e projeta 2020 com otimismo


O Olhar do Vale tem contactado com lideranças políticas, empresarias e sindicais para analisar o ano de 2019 principalmente no seu setor de atuação. Quem também recebeu a nossa reportagem para fazer essa análise foi o presidente da Câmara Municipal de Nova Trento, Valdemir Luiz Quaiatto, ou simplesmente Quaiatto, como é conhecido. Além do papel de presidir a mesa diretora da Câmara, Quaiatto é servidor público. Carreira esta que começou há 36 anos. Acompanhe a entrevista:

Olhar do Vale Qual a avaliação do ano 2019 em relação ao trabalho do legislativo?
Quaiatto:  Eu sou vereador pela terceira vez e é a segunda vez que eu assumi como presidente da casa legislativa. O ano de 2019 foi um ano de bastante trabalho no legislativo. Nós tivemos tramitando dentro da Câmara do início do trabalho em fevereiro até agora quase 50 projetos de lei.  Desses 50, 31 foram de origem executiva, 14 de origem legislativa e tivemos cinco projetos de lei complementares, também tivemos 3 resoluções, dois projetos de decreto legislativo, 208 indicações , 34 pedido de informações e seis moções. Então foi um ano de bastante trabalho. O que eu destaco como presidente da casa foi o bom entendimento que existe entre todos os vereadores. Eu acho que isso é fundamental, o respeito que houve entre os parlamentares. Temos que ter divergências? Sim, temos, mas com relação aos projetos que às vezes são encaminhados do executivo para o legislativo e há opiniões diversas e tivemos diversos debates, mas tudo dentro da normalidade, sempre pensando no melhor para poder legislativo municipal e o melhor para a população do município de Nova Trento. A gente ficou muito feliz que houve todo esse entendimento e sempre chegamos em denominadores, sempre pensando no bem da população. Fizemos um trabalho muito bem focado com a mesa diretora envolvendo todos os parlamentares para que tudo acontecesse para o bom andamento da casa legislativa.

Olhar do Vale: Então no que se refere aos projetos de origem executiva houve um pensamento para o bem da cidade?

PublicidadeORATÓRIA EM SANTA CATARINA

Quaiatto: Nesta legislatura o que se percebe é assim: o vereador se manifesta: “eu sou contra o projeto, mas gostaria de apresentar uma emenda nesse sentido”. Há uma preocupação por parte dos parlamentares. Então a gente tem esse trabalho muito grande com todos os vereadores. Isso é importante, o parlamento municipal está aí para isso. A gente vem conduzindo muito bem, respeitando a todos. Sempre temos que pensar no bem comum e eu percebo que isto está acontecendo. Eu tenho uma facilidade maior de trabalhar no legislativo, porque eu também sou funcionário municipal, trabalho na prefeitura há 36 anos. Então eu consigo levar muitas informações na hora das discussões pelo conhecimento que tenho do executivo. Muitas dúvidas que são levantadas, eu consigo levantar junto ao executivo e dar uma resposta aos parlamentares.

Olhar do Vale: Na sua opinião qual o projeto que na sua avaliação foi o mais importante que passou pela Câmara?
Quaiatto: Eu pensoque de todos os projetos  são importantes, mas o projeto que eu destaco aqui foi um que o executivo enviou para o legislativo autorizar uma operação de crédito junto ao BRDE e a Caixa Econômica Federal na ordem de R$ 5,3 milhões , o projeto passou pelas comissões permanentes da casa, entrou em discussão e votação e foi aprovado. Eu acho muito importante isso porque com essa operação de crédito, o município conseguiu , primeiro junto a Caixa, adquirir duas retroescavadeiras novas, dois caminhões basculantes e uma daquelas máquinas menores para limpeza de calçadas e sarjetas da cidade e também os outros recursos, temos quatro obras em andamento que são para pavimentação de ruas aqui da cidade, então achei muito importante isso. E outro projeto que eu defendo e fazemos todo ano é a Lei de Diretrizes Orçamentárias e também a Lei Orçamentário Anual para 2020. Depois, tem outros projetos de subvenção que foram encaminhados para entidades para ajudar na manutenção das entidades que fazem um belo trabalho em Nova Trento. E outro  assunto que sempre defendi foi em relação a organização da festa Incanto Trentino , então em 2017 o município organizou, mas nós tínhamos o pensamento de uma entidade organizar a festa. Então a gente repassou R$ 180 mil para a Neotur para organizar a festa e a festa já tem sido um sucesso.

Olhar do Vale: O que o senhor espera de 2020?

Quaiatto:  Falando em nível de Câmara, queremos dar continuidade a esse trabalho que estamos fazend. Nós temos que ter esse entendimento junto com todos os vereadores. Também, o ano 2020 é um ano de eleições municipais , já querendo ou não, fica um ano diferente. A lei eleitoral restringe algumas ações do executivo. Eu espero também que tenhamos uma melhora na receita municipal, principalmente em relação a verbas dos impostos estaduais e federais como o IFPM e ICMS, começando com essa melhora de receita, acredito que o ano começará bem. Então esperamos que seja um grande 2020.

 

Entrevista: Anderson Vieira

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.