Missão cumprida: cerimônia marca troca de comando na PM guabirubense

Fotos: Wilson Schmidt Junior -

Fotos: Wilson Schmidt Junior -
Fotos: Wilson Schmidt Junior –

Guabiruba – Foram dois anos de muitas lutas. Como diz o ditado, “matando um leão por dia”. Mas a missão em Guabiruba chegou oficialmente ao fim para o segundo sargento PM Marciano Panca que, em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, na Câmara de Vereadores de Guabiruba, trocou o seu lugar no comando da PM do município com o terceiro sargento PM Weverton Brandão.

Prestando continência pela última vez como comandante do destacamento guabirubense e proferindo – emocionado – os dizeres “missão cumprida”, Panca, agora, começa uma nova missão no radiopatrulhamento da cidade de Balneário Camboriú, aonde já mora há algum tempo. Por muitos meses, foram idas e vindas diárias de motocicleta pelas perigosas estradas da região. Esse, aliás, foi o principal motivo que decretou a ida profissional do policial para o litoral.

“Fico feliz pelo trabalho que a gente conseguiu realizar aqui no município com o apoio dos meus policiais que se doam todos os dias para que a gente consiga manter a segurança pública de Guabiruba pelo menos num patamar aceitável (…) a mensagem que eu deixo é que acreditem na Polícia Militar. Somos uma instituição sesquicentenária e a maioria esmagadora dos policiais militares trabalham se doando e querem uma sociedade mais justa”, afirmou Panca.

Publicidade

Brandão, que chega, afirma que está muito feliz de estar assumindo este novo desafio, dizendo que o clima é de ansiedade e vontade de trabalhar. “Os cidadãos podem ter certeza que a Polícia Militar vai estar à disposição de Guabiruba (…) tenho 10 anos de serviço, um terço da carreira dentro da PM, já é uma carga que temos, com certeza. A gente vem do operacional. Vamos estar procurando conciliar o administrativo com o operacional para estar dando uma resposta a altura no município de Guabiruba”, complementa.

A coronel PM Claudete Lehnkuhl, comandante da 7ª Região Policial Militar (7ª RPM), que é responsável, dentre outros, pelo 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) de Brusque (que, por sua vez, cuida também do destacamento de Guabiruba), afirmou que o trabalho de Panca à frente da PM no município é digno de elogios e menções honrosas. “Panca fez um excelente trabalho e tenho certeza que Brandão continuará da mesma maneira”, disse a oficial.

O tenente coronel PM Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 18º BPM, constatou que as idas e vindas fazem parte da vida de todos e, em especial, da vida profissional militar. “Tenho certeza que pela necessidade, profissional e pessoal, a transferência de Panca era inevitável, mas felizmente conseguimos trazer o sargento Brandão, que tem uma ficha de conduta, um conceito, uma moral muito grande com seus comandantes de Balneário Camboriú, então estamos bem tranquilos”.

Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, entende como natural o momento da troca de comando, mas lamenta, segundo ele, de forma simbólica e emotiva, a saída do sargento Panca. “Ao mesmo tempo, agradecemos e desejamos sucesso a nova empreitada. Da mesma forma, saudamos e recebemos com carinho o sargento Brandão”.

As esposas dos sargentos também foram homenageadas com flores durante a cerimônia, já que são consideradas os pilares, a base de sustentação diante das dificuldades e estresse da carreira policial militar.

WhatsApp-Image-20160513 (800x600)
Foto: WSJ
WhatsApp-Image-20160513 (5) (800x600)
Foto: WSJ
WhatsApp-Image-20160513 (3) (800x600)
Foto: WSJ
WhatsApp-Image-20160513 (1) (800x600)
Foto: WSJ

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.