As pessoas que circulam em Brusque já devem ter percebido uma campanha de outdoor, que está espalhada em vários bairros da cidade, chamando a atenção da população para o voto consciente. A frente desta campanha está a Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina.
A Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina é uma Associação Civil de caráter científico-filosófico, filantrópica e apartidária, fundada em Florianópolis em 21 de abril de 1956.
Aqui em Brusque duas lojas maçônicas estão jurisdicionadas a Grande Loja: Harmonia Brusquense nº61, que tem 20 anos de fundação e Caminho da Luz nº 99, que tem cinco anos. São elas que estão a frente desta campanha na cidade.
Nos outdoors podem ser encontradas frases como estas:
- Não vendam seu voto;
- Não votem em branco nem anulem seu voto;
- Não votem em quem quer comprar seu voto;
- Não elejam políticos antiéticos e de comportamento descomprometido com moral;
- Não apoiem candidatos oportunistas, interessados em enriquecer ilicitamente, no exercício no exercício de mandatos eletivos.
O Olhar do Vale se encontrou com os veneráveis mestres (termo utilizado para quem responde pela loja maçonica) em uma sala no centro de Brusque e os questionou sobre a iniciativa.
De acordo com eles, a campanha se originou a partir de três dias de reuniões ocorridas durante a Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, os 27 grão-mestres das Grandes Lojas Brasileiras aprovaram em 30 de julho deste ano a Carta de Belo Horizonte que institui a campanha pelo voto cidadão. “E em vista disso, nossa Grande Loja achou por bem fazer a divulgação da campanha A campanha não tem cunho político nenhum, é uma conscientização na hora de votar”, afirma um dos veneráveis mestres. Confira a carta de Belo Horizonte:
“A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, instituição que congrega as Grandes Lojas Maçônicas de todos os
Estados Brasileiros e do Distrito Federal, reunida na XLIII Assembleia Geral Ordinária, no período de 26 a 30 de julho de 2014, em Belo Horizonte-MG, manifesta-se, contundentemente, no sentido de:
CONCLAMAR
1. Os brasileiros, em especial os eleitores, para que, com vistas ao fortalecimento da democracia e para restituir a credibilidade na legítima representação política decorrente do exercício do voto:
– não vendam o seu voto;
– não votem em branco nem anulem seu voto;
– não votem em quem quer comprar seu voto;
– não elejam políticos antiéticos e de comportamento descomprometido com a moral;
– não apoiem candidatos oportunistas, interessados em enriquecer ilicitamente, no exercício de mandatos eletivos;
– acompanhem e participem, ativamente, das ações que têm sido empreendidas em favor da decência nas relações sociais.
2. Que os futuros mandatários atuem de acordo com os princípios constitucionais da legalidade, probidade e moralidade administrativa e, principalmente, mostrem comprometimento com a solução dos problemas do povo brasileiro;
REITERAR
Sua firme disposição de seguir participando das iniciativas destinadas a coibir a impunidade e erradicar a corrupção;
CIENTIFICAR
Às autoridades constituídas que as Grandes Lojas Maçônicas Confederadas continuarão adotando posturas junto à sociedade a fim de esclarecer o verdadeiro significado da cidadania, assumindo o compromisso de exercê-la em sua plenitude, utilizando-se, inclusive, dos meios de comunicação;
ALERTAR
À sociedade brasileira e aos entes estatais constituídos que patrocinará projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo primordial de neutralizar a corrupção e erradicar a impunidade;
CONVIDAR
A população a aderir aos movimentos em curso, e aos que virão, visando o aperfeiçoamento das regras institucionais que legitimam e consolidam o Estado Democrático de Direito”.
Ao todo serão espalhados 21 outdoors que vão até a época das eleições e devem se estender ao segundo turno das eleições. Mas o internauta pode estar se perguntando, o que é maçonaria?
“Maçonaria é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo o aperfeiçoamento das pessoas. São escolhidos para a maçonaria homens livres e de bons costumes. Para ser maçom a pessoa precisa ser convidada e seu nome deve ser aprovado em todas as lojas no território nacional”, afirmam.
A entidade atua também no lado social e entende que isso não precisa ser divulgado, ou seja, o que uma mão dá, a outra não
precisa ficar sabendo. “A entidade ajuda, faz muita filantropia e não divulgamos isso”, comentam.
Eles afirmam que para ser aceito na maçonaria você deve acreditar em um ser superior.
Segundo os veneráveis mestres, a maçonaria sempre se manifestou nos bastidores e agora tomou a iniciativa, nesta campanha, de fazer um apelo para o voto consciente: “Em função de tudo que está havendo, hoje o candidato corrupto vai ali e compra o voto por R$ 5 então a gente quis começar o movimento para dizer que não vale a pena vender o voto. O povo também se acostumou a vender o seu voto. Tem gente esperando essa época para ganhar alguma vantagem. Esse é o motivo da campanha: para o corrupto e para o corruptor”, analisam.
A maçonaria tem, entre seus membros, pessoas dos mais variados segmentos profissionais inclusive políticos. Os veneráveis mestres foram questionados qual a conduta se no meio deles aparecer um político corrupto. Eles foram enfáticos: “Ele é expulso e já tivemos exemplos disso” e afirmam: “Quando o político foi iniciado na maçonaria ele fez um juramento e se ele não seguir a orientação ele vai se sentir fora do caminho . Ele próprio deverá se envergonhar do seu comportamento e se ele não se desligar será desligado”, concordam.
Para finalizar, eles deixaram uma mensagem: “Que o povo vote consciente , pois hoje você vê o horário político parece que está tudo resolvido e não é verdade. Nós devemos eleger candidatos dignos de nos representar”.
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.