Em nota de repúdio, SINSEB desmente prefeitura: “Ordem para atendimento médico por rua partiu da Secretaria da Saúde”

Polêmica envolvendo servidores começou na terça-feira (11)

policlinica brusque
Foto: Divulgação PMB

Após repercussão sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde(UBS´s) na Câmara de vereadores desta terça-feira (11) e falas sobre os servidores proferidas pelos vereadores da base do governo, o Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque e região (SINSEB) emitiu uma nota de repúdio afirmando que o atendimento por ruas foi uma ordem da Secretaria de Saúde e não dos próprios servidores. A informação contradiz uma nota enviada pela prefeitura na manhã desta quarta-feira (13). A nota da prefeitura afirma “que servidores estavam informando os usuários das UBS´S erroneamente”. O Olhar do Vale trouxe a matéria da sessão onde vários vereadores comentaram sobre o trabalho dos servidores.

A nota do sindicato, comandado pela professora Tânia Mara Vieira Pompermayer, diz que “é fundamental que a identificação de Servidores que não estejam cumprindo corretamente o exercício de suas funções públicas no atendimento adequado a sociedade brusquense, seja justa e precisa, sem jamais ofender a atuação brilhante de uma categoria guerreira, trabalhadora e honesta.”

Outro trecho repudia as falas do vereador Rodrigo Voltolini (PSDB) que chama alguns servidores de “podres”. Ao fim da nota, também a menção de repúdio a um vídeo divulgado pelo prefeito: “Ressaltamos que a orientação para agendar o atendimento na parte da manhã ou da tarde, conforme a localização da residência do usuário, é verídica, mas partiu da própria Secretaria de Saúde do município. Se houve alteração de procedimento no agendamento dos atendimentos, é fundamental que seja melhorado o sistema de comunicação interno, para todos os Servidores das unidades de saúde cumpram com as novas diretrizes, bem como, informem a comunidade brusquense”.

Publicidade

Confira a nota na íntegra:

A presidente do Sinseb, Tânia Mara Vieira Pompermayer. Foto: Divulgação.
A presidente do Sinseb, Tânia Mara Vieira Pompermayer / Foto: Eduardo Wielewski

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às declarações do Vereador Rodrigo Voltolini, proferidas durante a sessão da Câmara Municipal de Brusque na última terça-feira, dia 11. Ao referir-se aos servidores municipais da saúde como “podres”, o Vereador ofende gravemente todos os demais profissionais da rede pública.

O Estatuto do Servidor é claro em seu Artigo 208: “A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar (…)”. Portanto, se há conhecimento de tais práticas, não se pode aceitar a prevaricação dos vereadores, da gestão ou de qualquer outra autoridade.

O Estatuto dos Servidores é bem claro acerca dos direitos e deveres dos Servidores Públicos. No entanto, é fundamental que a identificação de Servidores que não estejam cumprindo corretamente o exercício de suas funções públicas no atendimento adequado a sociedade brusquense, seja justa e precisa, sem jamais ofender a atuação brilhante de uma categoria guerreira, trabalhadora e honesta, que atua no SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE BRUSQUE! Merecedora de RESPEITO!

Nosso Sindicato sempre trabalhou incansavelmente para garantir os direitos dos servidores públicos, sem jamais negligenciar a necessidade do cumprimento dos deveres. Rejeitamos categoricamente qualquer generalização desrespeitosa aos servidores públicos municipais.

Repudiamos também a fala do Prefeito Municipal, que sugere a necessidade de alterar o estatuto para punir ainda mais os servidores públicos. Ressaltamos que a orientação para agendar o atendimento na parte da manhã ou da tarde, conforme a localização da residência do usuário, é verídica, mas partiu da própria Secretaria de Saúde do município. Se houve alteração de procedimento no agendamento dos atendimentos, é fundamental que seja melhorado o sistema de comunicação interno, para todos os Servidores das unidades de saúde cumpram com as novas diretrizes, bem como, informem a comunidade brusquense.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região permanece firme no compromisso de defender os direitos e a dignidade de seus associados, ao mesmo tempo em que zela pela prestação de um serviço público de qualidade, pautado no respeito e na ética.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.