Déco Batisti denuncia Unidade de Saúde sem médico há três meses

Déco Batisti em pronunciamento na sessão desta terça-feira (23). Foto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque

O vereador Déco Batisti (PL) denunciou, na última sessão da Câmara Municipal de Brusque, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São João está sem médico há três meses. “Está indo um médico ali uma vez por semana, sem avisar que vai, e o problema é que o pessoal tem que acertar o dia para ter a consulta”, informou.

Batisti relatou que a população é levada à UBS por campanhas divulgadas em carros de som para a realização de exames preventivos ao Câncer de Próstata, não encontrando atendimento médico no local. “Quando o ‘cara’ vai procurar a saúde é porque ele precisa. Ninguém vai ao médico, tomar um remédio ou fazer qualquer coisa porque quer, é porque precisa”, endossou. Em seguida, ele pediu que o líder do governo na Câmara, o vereador Nik Imhof (MDB), leve a demanda ao Poder Executivo.

Remume

Publicidade

Em seguida, o parlamentar explanou sobre um projeto de lei de sua autoria que tem como intuito a desburocratização de procedimentos em postos de saúde. A proposição de Déco obriga o município de Brusque a fornecer medicamentos previstos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) a pessoas com receitas prescritas por médicos particulares ou conveniados, sem necessidade de consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O vereador explicou que o processo de atendimento que inicia com um clínico geral via SUS, até o encaminhamento ao especialista e, posteriormente, o acesso ao medicamento que da Remume é bastante demorado, podendo agravar problemas de saúde do paciente.

“Essa troca de receita é contabilizada como consulta e está tirando a vaga de alguém que precisa. Então, o projeto tira essa nova consulta. O cidadão que vem com a receita do seu sindicato ou médico particular vai poder pegar o remédio no posto de saúde ou na Policlínica e não vai precisar fazer esse caminho de volta”, explicou. Vamos criar um caminho mais fácil para o cidadão”, frisou.

O PL tramita nas comissões parlamentares da casa antes de seguir para discussão e votação no plenário.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.