Unifebe Vargas Neni TEVAH

Tradicional Festa dos Motoristas no Bairro Aymoré em Guabiruba Completa 50 Anos

039

No dia 30 de julho de 1967 aconteceu a primeira festa.  Às 9 horas, partiu da Igreja Matriz a procissão de automóveis. Na ocasião ocorreu a Santa Missa Campal em frente ao oratório, no cruzamento da Rua Prefeito Carlos Boos com transversal para as ruas Sternathal e Grunerwinkel. (Eder Claudio Celva – História da Igreja Católica em Guabiruba – SC: Cinquentenário da Paróquia. Florianópolis: Lenix, 2013, p. 113.)

Festejar com muita alegria e grande devoção religiosa. Eis uma característica de nossa região. As festas de Igreja, como costumeiramente chamamos as festas dedicadas aos padroeiros de cada comunidade, são com certeza uma forma de celebrar e viver em comunidade.

Ao aproximar-se da Igreja e do Salão de Festas da Comunidade São Cristóvão, há um sentimento de nostalgia, saudades e orgulho. Várias gerações viveram esta história e se empenharam com muito esforço e determinação, para que tudo sempre fosse preservado, respeitado e valorizado. E esse legado foi sendo repassado de geração em geração. Nos dias atuais, com diversas opções de diversão e lazer, as festas de igreja ainda conseguem reunir pessoas de todas as idades, proporcionando alegria, reencontros, amizades, respeito e devoção ao Sagrado.

Padre Silvano João da Costa e Padre Silvano Borba, Pároco e Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a qual a Comunidade São Cristóvão pertence, enfatizam que fazer memória dos acontecimentos é sempre um grande gesto de gratidão, pois a grande lição que tiramos ao longo desses 50 anos é a perseverança de toda comunidade local, o grande testemunho de fé expresso pelos nossos antepassados e a busca contínua de todas as idades que semanalmente podem viver o encontro com a Eucaristia e celebrar outros momentos fortes de piedade em comunidade.

Nelson Tridapalli, foi um dos 8 festeiros da 1ª festa dos Motoristas em 1967. Ivan Tridapalli, um dos 3 filhos de Nelson, diz estar muito feliz de poder viver e celebrar com seus dois irmãos e familiares ao lado de seu pai, o Jubileu de Ouro da Festa. Ivan ainda complementa: “há 50 anos meu pai foi festeiro. Este ano, meu pai, eu e meus dois irmãos, seremos festeiros da festa, pois viver ao lado do meu pai os 50 anos de Festa é agradecer a São Cristóvão por tudo que somos e temos”.

E muitas histórias e lembranças são revividas ao falar da Festa dos Motoristas: das dificuldades de estrutura e acesso, da construção da Igreja e dos Galpões, das rifas com vários carros e motos, da cerveja em garrafa e do copo de vidro, do churrasco na tábua, do galeto, e principalmente dos Shows Nacionais (Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Duduca e Dalvan, Trio Parada Dura, Teixeirinha e Mary Therezinha, Sérgio Reis, Gaúcho da Fronteira, Tchê Garotos, dentre outros).

Tudo sempre celebrado com fé, alegria e união de famílias, comunidades vizinhas, visitantes e de incentivadores e patrocinadores.

As Celebrações dos 50 anos já começaram. Desde agosto de 2016, sempre no dia 25, Missas estão sendo celebradas em Devoção a São Cristóvão. José Kohler, coordenador do CPC, e Deivison Trindade, coordenador da Pastoral da Liturgia, destacam que as famílias da comunidade, neste período, estão recebendo a visita da imagem de São Cristóvão, como ato de devoção, gratidão e preparação espiritual.

De toda programação, um dos pontos altos das Festividades destes 50 Anos, será dia 25 de julho, terça feira, DIA de SÃO CRISTÓVÃO. Com a presença do Arcebispo de Florianópolis, D. Wilson Tadeu Jönck, teremos Celebração Eucarística às 19 h, onde foi realizada a Primeira Festa, em local próximo onde hoje se situa o Supermercado Koehler e CDKA Malhas.

Nos dias 31 de julho a 6 de agosto, haverá toda uma programação de missas e Festejos para bem Celebrar a devoção a São Cristóvão.

De segunda a quarta-feira (31 de julho a 02 de agosto), teremos missas, sempre às 19 h 30, em preparação a nossa Festa.

Os festejos que ocorrem no Pavilhão de Eventos de 03 a 06 de agosto:

Dia 03(Quinta-feira) 04(Sexta-Feira) 05(Sábado)
Missa: 19 h 30 19 h 19 h
Noveneiros Escolas do Bairro Grupo de Idosos do Antigas Diretorias
  Aymoré bairro Aymoré da Comunidade

 

No Domingo, dia 06, a Missa será Celebrada às 10 h, em gratidão aos Festeiros que promovem a festa, com a participação do Coral Cristo Rei. Um dos pontos altos deste dia e uma das marcas históricas da festa, é a emocionante procissão de São Cristóvão e benção dos Veículos, Motos e Caminhões. Uma tradição e demonstração da fé, acompanhada por pessoas de diversas idades, localidades e profissões. Este ano, a procissão será guiada pela Imagem de São Cristóvão que fica dentro da Igreja. Esta imagem foi esculpida em madeira por Godofredo Thaler, renomado escultor de Treze Tilhas/SC, e pela imponência de seu tamanho e peso, não é utilizada nas procissões, tamanho sacrifício e dificuldade. Fausto Rian Koehler, integrante da Comissão Organizadora, relata a emoção de ver São Cristóvão “retornar” para casa trazendo consigo a grande demonstração de fé de inúmeras pessoas que acompanham a procissão ou ficam em frente a suas casas, com bandeiras e seus familiares, aguardando a benção do Padre.  Este ano, como destaque e agradecimento, irão participar da procissão, em carro aberto, as antigas diretorias da Comunidade. A procissão tem início às 08 h, saindo da Igreja Matriz, centro de Guabiruba.

A festa contará com estrutura completa de bar e cozinha: cuca, sanduíche, café, cachorro quente (desde o dia 03, quinta-feira), bolo, prato típico (exclusivo para sexta-feira dia 04), prato sortido(exclusivo para domingo dia 06) e churrasco (nos dias 04, 05 e 06, sexta-feira a domingo). Como novidade para este ano, além da cerveja, teremos a opção de Chopp.

Boa música sempre foi uma tradição da Festa dos Motoristas. E não poderia ser diferente neste ano. Promessa de música boa, para dançar e celebrar.

AYMORE - 3 datas

O ponto alto das atrações musicais será no Domingo a tarde, quando Teodoro e Sampaio irão se apresentar. Daniel Reichert, que também faz parte da Comissão Organizadora, explica que o sentimento de agradecer às pessoas que viveram estes 50 anos da Festa dos Motoristas e dar um presente a elas, motivou várias empresas a participar como patrocinadoras. Daniel enfatiza que o acesso a todas as atrações é gratuito e complementa: “o Show Nacional Gratuito só foi possível graças o envolvimento de toda comunidade e patrocinadores. É ter a certeza que todo esforço nestes 50 anos valeu a pena”.

E para bem receber os visitantes e devotos de São Cristóvão, a Comunidade está ajustando os últimos detalhes. Se há 50 anos o acesso e as instalações eram precários, hoje a realidade é muito diferente: o acesso até a Igreja e ao Salão de Festas é todo pavimentado; a Igreja passou por uma ampla reforma, com pintura interna e colocação de pastilhas na parte externa; o Salão de Festas recebeu benfeitorias e pintura; e os estacionamentos gratuitos, Igreja e Salão, foram remodelados para melhor receber a todos. Contando sempre com o apoio da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Equipe Contratada de Seguranças, haverá uma atenção redobrada para a segurança e o trânsito, que será desviado para melhor fluxo de veículos.

Para Padre Silvano João da Costa, é no fazer memória do passado que se encontra a valorização de nossas ações do presente. Para ele, celebrar os 50 anos da Festa de São Cristóvão é dizer: “Obrigado a nossos antepassados pela fé ensinada, obrigado, aos que fazem o presente de nossa história pela fé aprendida e festejada e que nos dão a esperança de um frutuoso futuro”. E termina convidando a todos para continuar escrevendo esta bela história de fé, celebração e união, na certeza que São Cristóvão sempre intercede junto a Deus por cada um, protegendo de todos os perigos do trânsito e sendo seu amparo em qualquer necessidade.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.