Primeira sessão na Câmara de Guabiruba foi bastante acalorada


IMG_7669
Foto: Hamilton Junior/Câmara de Guabiruba –

Guabiruba – Além de Brusque, ocorreu na noite desta terça-feira (3) a primeira sessão da Câmara de Vereadores da vizinha Guabiruba. Foi o primeiro encontro sob a direção do novo presidente legislativo, Felipe Eilert dos Santos (PT).

Na Ordem do Dia, três projetos que estavam em discussão e votação única foram aprovados. Também foi aprovado um decreto que estabelece tabela de preços para credenciamento e contratação de prestação de serviços de publicidade governamental. Foi baixado para as comissões o projeto de lei número 2/2015, de autoria dos vereadores Haliton Kormann, Jaime Luiz Nuss, Nilton Rogério Kohler e Osmar Vicentini, que institui o mês de junho verde no calendário oficial de eventos do município de Guabiruba.

Palavra Livre

Publicidade

Na inscrição da palavra os principais assuntos abordados foi a segurança pública, o papel do vereador e a repercussão do ex-prefeito denunciado pelo Ministério Público por possíveis irregularidades.

IMG_7623
Foto: Hamilton Junior/Câmara de Guabiruba

O primeiro a se manifestar foi o ex-presidente legislativo, Waldemiro Dalbosco (PP). O tema de seu discurso foi o que ele decidiu chamar de “verão de lama” na política nacional, se referindo aos escândalos que se multiplicam na esfera federal. Trazendo para a realidade guabirubense, o parlamentar manifestou a vontade de contribuir para um Poder Legislativo cada vez mais limpo, transparente e responsável.

O também pepista Luciano Schlindwein (PP) foi o segundo a se utilizar do plenário. Luciano desejou bom trabalho para a nova mesa diretora, ao qual ele faz parte como vice-presidente. O legislador achou importante pedir para a administração municipal uma solução para a alta velocidade no tráfego da Rua José Fischer, principalmente próximo das empresas Dianelli e CTG Malhas.

O oposicionista Haliton Kormann (PMDV) abriu o ano legislativo solicitando a instalação de uma travessia elevada na Rua Dos Imigrantes, próximo da Gráfica Arco-Íris, bem como na Rua Arthur Wandrey. Ele manifestou preocupação com a alta velocidade empregada no local. Kormann também se mostrou indignado com a ação da justiça que soltou os menores envolvidos num assalto contra um casal guabirubense. O assunto, inclusive, será tema de uma coletiva de imprensa na Vara da Família, em Brusque, nesta quarta (4).

Felipe Eilert dos Santos (PT), o novo presidente, prometeu manter harmonia durante sua gestão, tendo o mesmo respeito e a serenidade da época de Dalbosco. A repercussão das críticas feitas em um meio de comunicação por Orides Kormann (PMDB), ex-prefeito, gerou insatisfação em Eilert, que não concordou que as denúncias feitas por um vereador governista sejam atos de politicagem. “Se a justiça condenar o ex-prefeito quero saber onde este o dinheiro”, disse o chefe do legislativo, ao pronunciar que o vereador responsável pela denúncia fez o que dele se espera, ou seja, fiscalizar o executivo.

IMG_7613
Foto: Hamilton Junior/Câmara de Guabiruba

O democrata Nilton Rogério Kohler que quando o atual governo era oposição na Câmara, todos os pontos de vista eram respeitados pelos pares, situacionistas à época. “Quando foi tratado da situação da secretária de Saúde, fomos duramente interpelados pelos defensores do governo”, disse ainda. Sobre as denúncias, solicitou que o Ministério Público deve investigar com o mesmo ímpeto as denúncias feitas tendo como alvo a atual gestão.

Valdeci Gomes Ferreira (PDT) aproveitou para questionar o ex-prefeito Orides, acusando-o de ter rasgado todas as suas indicações, na legislatura passada. Disse ainda que por diversas vezes tentou ser manipulado pelo peemedebista, a fim de se aliar a ele, nunca cedendo.

Na vez de Osmar Vicentini (PMDB), as duras críticas a atual política nacional foi a tônica de seu discurso. Sobre a segurança pública o parlamentar mostrou indignação com a atual situação onde a comunidade é refém dos bandidos armados, pois, a população foi desarmada não tendo como defender suas famílias e patrimônios.

Jaime Luiz Nuss (PMDB) foi na mesma linha de Vicentini. Ainda sobre segurança, ressaltou que o Executivo deve agilizar o processo de instalação das câmeras de monitoramento na região de Guabiruba. “É necessário que o chefe do executivo resolva essa situação das câmeras com as autoridades de segurança, para que a população possa ter um pouquinho mais de segurança”.

Por fim, o pepista Cristiano Kormann se resumiu a parabenizar ações do Executivo e suas respectivas pastas no início de 2015. O parlamentar também apresentou defesa com relação acusações do ex-prefeito Orides, contra os vereadores que denunciaram ao Ministério Público uma possível prática de irregularidade administrativa em sua gestão.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.