Unifebe Vargas

Prazo para eleitor regularizar título termina amanhã

Até esta quarta-feira, cartórios emitem 1ª via do documento e aceitam transferências

titulo 2

 

 

Os eleitores que desejam votar nas Eleições 2014 e estão com alguma pendência têm até esta quarta-feira (7) para regularizar a situação. Esse é o prazo da Justiça Eleitoral para emitir novos documentos ou fazer a transferência deles para outra cidade ou Estado. As pessoas com deficiência também devem aproveitar para solicitar a transferência para seções adaptadas. Para isso, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Em Brusque, ele está localizado na Avenida das Comunidades, no edifício ao lado do Banco do Brasil.

Para a emissão do título pela primeira vez é necessário apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar — no caso dos homens, maiores de 18 anos.

Já no caso de transferências de domicílio eleitoral é preciso levar qualquer documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e comprovante de residência. Além disso, o eleitor não pode ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de 3 meses e ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

Outro serviço disponível é a justificativa de ausência em votação. Quem deixar de explicar a ausência por três turnos consecutivos e não dizer as razões tem o documento cancelado.

Vale lembrar que além desses serviços, os cartórios também emitem a segunda via do título de eleitor na hora. Este ano, o primeiro turno das eleições acontece no dia 5 de outubro.

Texto: Caroline de Souza

Foto: Ilustração

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.