Onde foi parar a verba?

Foto:divulgação

Brusque – A estrutura onde deveria ser o Planetário e Observatório de Brusque será destruída em breve.  Atualmente o prédio de 1050 mestá em ruínas. O mato tomou conta da parte interna, o teto tem várias infiltrações, e nas paredes muitos buracos.

Foto:divulgação
Foto:divulgação

A construção começou em Agosto de 2007 durante a gestão do ex-prefeito Ciro Rosa.  Em Julho de 2008, um ano após o começo das obras, o local foi declarado como pronto no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Mas quem passa pelo Montserrat, na rodovia Antônio Heil, enxerga uma realidade bem diferente, a obra não foi concluída e o local está abandonado. Hoje, a estrutura é utilizada para o consumo de drogas e encontros sexuais. De acordo com o procurador geral do município, Elton Riffel, a prefeitura entrou com uma ação judicial em 2013, porque entendeu que houve ilegalidade. “À verba foi encaminhada e a obra foi dada como pronta no TCE-SC. Houve também a prestação de contas dos recursos recebidos, mas a obra não foi concluída”.

Ao todo foram destinados 3,6 milhões, para entregar o Planetário e Observatório pronto e equipado. Deste valor, 1,1 milhão foram destinados para construção e o restante do valor para compra de equipamentos e móveis.

Publicidade

No ano passado, a prefeitura solicitou uma avaliação do local. O laudo apontou que foram empregados somente 613 mil para construir a estrutura existente, valor inferior ao repassado. O documento determinou também a demolição total do prédio.

Segundo o Diretor do Departamento Geral de Infraestrutura, Arthur Antunes Pereira, a estrutura não pode ser reaproveitada. “A execução não respeitou aos dimensionamentos do projeto da época, um exemplo disso, são as vigas e as colunas de sustentação. O projeto determinava que elas tivessem, por exemplo, 15 cm de espessura e foram feitas com 12 cm, isso significa que elas podem não suportar o peso e desabar, por uma questão de segurança, não podemos reaproveitar a estrutura”.

Projeto Centro Municipal

Agora a estrutura em ruínas dará espaço a um novo projeto. O Centro Municipal de Astronomia e Ciências Naturais.  Segundo o Coordenador do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino Souza, o projeto prevê a ampliação da área física e das atividades. “Deverá ser implantado no local um planetário, o observatório, um laboratório de física, biologia e química. Além de um auditório para 100 pessoas, o museu de Astronomia, lanchonete e cafeteria”.

A ideia é que o novo projeto fique pronto até 2016, serão necessários cerca de 5 milhões para construção da estrutura física, móveis e equipamentos. Os recursos devem ser destinados pelo Ministério da Educação. “Se não sair agora eu fecho às portas”, afirma Silvino. São 25 anos de luta, já foram feitos vários projetos e a verba foi encaminhada uma vez, no entanto, o projeto nunca saiu do papel, desabafa.

 

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.