Fundema é pioneira em autonomia para fiscalização e licenciamento

Esquerda para Direita: Cristiano Olinger - Fundema - Alexandre Waltrick - FATMA - Prefeito de Brusque - Roberto Neto

Esquerda para Direita: Cristiano Olinger - Fundema - Alexandre Waltrick - FATMA - Prefeito de Brusque - Roberto Neto
Esquerda para Direita: Cristiano Olinger – Fundema – Alexandre Waltrick – FATMA – Prefeito de Brusque – Roberto Neto

Na tarde desta quinta-feira (15) nas dependências da Secretaria de Turismo com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável Carlos Chiodini, Diretor da FATMA Alexandre Waltrick, Prefeito de Brusque Roberto Prudêncio Neto e demais autoridades foi firmada a parceria entre a Fundação do Meio Ambiente – FATMA e Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundema.

O objetivo principal é agilizar os processos que dependendo do nivelamento podem levavam de dois há três anos para ser liberados. Porém a delegação de poderes também atribui uma grande demanda de fiscalização. Atualmente a Fundema, possui 14 técnicos entre engenheiros ambientais, engenheiros civis, biólogas, assessores jurídicos e outros profissionais que fazem dela uma das fundações mais completas e capacitadas no estado.

Cristiano Olinger Diretor da Fundema de Brusque, explica que essa parceria será boa para todos os órgãos, e que essa delegação de poderes irá diminuir a demanda da FATMA em Blumenau e Florianópolis, e Brusque poderá dar os encaminhamentos em muito menos tempo e com mais qualidade na fiscalização.

Publicidade

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável Carlos Chiodini, falou sobre a importância desta visita institucional que veio através do pedido do Prefeito Roberto Prudêncio Neto, e por determinação do próprio Governador Raimundo Colombo. Trata-se de convênio de competência, que amplia os poderes da Fundema “A Fundema poderá licenciar todos os tipos de empreendimentos possíveis, tudo que é feito no município é feito com mais agilidade. Nós vamos fazer a cooperação técnica para tudo o que for necessário em Brusque”, ressaltou Roberto.

Para o prefeito Roberto Prudêncio Neto, só que ganha com esse convênio, é a população brusquense que agora não terá de enfrentar a morosidade dos processos que iam primeiramente para Blumenau, dependendo do nível poderiam ser enviados para Florianópolis, “É um ato importantíssimo que estamos firmando hoje aqui entre FATMA e Fundema, com os poderes ampliados, nós vamos resolver a demanda que está reprimida, o que antes levava anos, nós faremos em dias” afirma o Prefeito.

Alexandre Waltrick Rates diretor da FATMA afirma que a delegação de poderes aumenta a responsabilidade do município, por conta da fiscalização, e elogia a equipe técnica da Fundema pela capacidade técnica e profissionalismo.  Para ele mais importante é que a comunidade vai poder agilizar todas as suas demandas.

 

 

Por: Fernanda de Freitas

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.