Comitiva de Brusque se reúne com o presidente do Conselho Distrital de Karlsruhe

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Alemanha/Brusque – A comitiva brusquense esteve na manhã desta segunda-feira, 21, com um dos nomes mais importantes do Distrito de Karlsruhe – Christoph Schnaudigel -, presidente do Conselho Distrital. A autoridade do governo recebeu os brusquenses no seu gabinete, no Centro de Karlsruhe.

Schnaudigel, muito receptivo, afirmou estar feliz em receber a comitiva de Brusque e desejou que tenham uma boa estadia em terra alemã. Ele disse que “os brasileiros terão o prazer de conhecer a cultura da região e do estado, além de trocar ideias”. O presidente ainda reforçou a parceria que o Distrito de Karlsruhe tem com Brusque no intercâmbio de estudantes e no projeto “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015”. “A parceria é a essência deste trabalho, no qual trocamos experiências e também realizamos atividades na base”.

O prefeito de Brusque, José Luiz Cunha, o Bóca, agradeceu a receptividade de Schnaudigel e de toda a sua equipe e afirmou que Brusque está de portas abertas para receber todos os integrantes do

Publicidade

Distrito. Além disso, salientou que mesmo deixando o executivo no fim deste ano, acredita que o Doutor Jonas Paegle – prefeito eleito para o próximo mandato – será sensível para dar continuidade a estes projetos tão importantes para o desenvolvimento do município.

“Só podemos agradecê-lo Schnaudigel por essa recepção, em que todos são muito prestativos. Brusque, como um todo, poder executivo e legislativo, as entidades de classe, têm maior interesse em manter essa parceria com o Distrito de Karlsruhe para essa troca de experiências”.

Durante o encontro, a comitiva também presenteou o presidente do Conselho Distrital. O reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy entregou lembranças com produtos regionais; o prefeito Bóca e o superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, entregaram uma placa referente ao projeto “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015”. Já o o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Pedro Prudêncio Neto presenteou Schnaudigel com um bóton – símbolo do poder legislativo. “Representa nossa parceria com o Distrito de Karlsruhe, nossa base sólida, e o desejo de que esse trabalho perdure e seja duradouro”.

Workshop internacional

A comitiva brusquense participou ainda na manhã de segunda-feira, 21, do Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima. No evento, que acontece de 21 a 23 no Centro de convenções do Centro de Karlsruhe, serão apresentados programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Durante os primeiros diálogos, os participantes puderam fazer considerações sobre o projeto “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” -, realizado com o Distrito de Karlsruhe, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para o clima . O prefeito Bóca aproveitou a oportunidade e sugeriu a criação de um Fundo de Energia Renovável Sustentável Internacional, que poderia, segundo ele, ser discutido junto à Organização das Nações Unidas (ONU). “É criado fundo para tudo, mas não se faz algo para a própria sobrevivência do ser humano. Discutir sustentabilidade é preocupar-se com o futuro, que deve começar a ser construído agora”.

Neste primeiro dia de workshop, o superintendente da Fundema, juntamente com o prefeito, foram convidados a participar de um filme, elaborado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, que aborda as quatro etapas do projeto, e será veiculado a partir do ano que vem como mais uma forma de divulgação dos 50 Parcerias para o Clima.

Parceria com o setor têxtil para 2017

A comitiva brusquense também visitou na segunda-feira, 21, a Câmara de Comércio e Indústria (CCI) de Karlsruhe. Na ocasião foram recepcionados por Mischa Groh, do Conselho de Exportação para Assuntos Internacionais; por Udo Gotschel, gerente da Secretaria de Assuntos Internacionais e por Egon Klefenz, presidente da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG). O presidente do Conselho Distrital, Christoph Schnaudigel, também esteve presente.

Sempre muito atenciosos, os alemães apresentaram aos brusquenses um filme da Região Tecnológica e Energética de Karlsruhe, dados referentes ao trabalho desenvolvido na CCI e sobre os projetos de mobilidade do local. Klefenz antecipou que em 2017 a parceria entre Brusque e o Distrito deverá ficar mais forte, já que se planeja promover intercâmbio entre os empresários do setor têxtil. O que também promete reforçar os laços dos países é a apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), já que o executivo e legislativo de Brusque possuem um bom relacionamento com as entidades de classe do município, que podem intermediar junto ao órgão.

Após isso, a comitiva se apresentou, reforçou a importância da parceria com o Distrito de Karlsruhe e mostrou algumas das características e potencialidades de Brusque e de Santa Catarina.

O prefeito Bóca contou que mesmo com mudanças de prefeitos nos últimos quatro anos, Brusque está unida em defesa da população. Para ele, essa parceria é promissora para ambos os países, e exemplo disso é que cada vez mais as relações comerciais e culturais do Brasil com a Alemanha se estreitam. “ Queremos buscar com vocês essa cooperação técnica para o desenvolvimento da nossa região”.

O reitor da Unifebe lembra que as sementes plantadas desta parceria já estão sendo colhidas, como é o caso da parceria da universidade com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK). “Recentemente pesquisadores do instituto estiveram no município e queremos prospectar muito mais relacionamentos com o Distrito seguindo a tríplice: governo, academia e iniciativa privada”.

O presidente do legislativo de Brusque também afirmou estar à disposição para firmar uma parceria legislativa e estreitar laços cada vez mais sólidos com o Distrito, independente de governo.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.