Câmara de Brusque apresenta novo sistema digital

Foto: Wilson Schmidt Junior -

Foto: Wilson Schmidt Junior -
Foto: Wilson Schmidt Junior –

Brusque – O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirola (PP), reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (2) para apresentar o novo sistema digital que será utilizado daqui para frente nas sessões do Legislativo. O software, aliado aos computadores adquiridos que serão disponibilizados aos vereadores nas reuniões, terá como finalidade diminuir o uso de cópias de papel, além de, também, agilizar e tornar mais moderno o processo de votação dos projetos em discussão, com o auxílio do telão. Basta um toque de tela para cada vereador expressar o seu voto das matérias.

Para Pirola, trata-se de uma necessidade antiga de reestruturação e, também, uma medida para evitar a utilização de calhamaços de cópias de projetos, alguns com mais de 300 páginas, já que todas as minutas estarão disponíveis no sistema informatizado. “Com a implantação, isso já vamos solucionar. Não haverá mais cópias de projetos para os vereadores trazerem ao plenário”, afirmou.

Outro ponto importante com a instalação do novo sistema, implementado por uma empresa de informática com sede em Blumenau e especializada no Podes Legislativo, de acordo com o progressista, é a questão envolvendo os apartes nos discursos. A partir da próxima terça-feira (7), após um minuto de aparte os microfones serão cortados. Com 10 segundos para o final, haverá um sinal sonoro avisando o edil que o seu tempo está acabando. “Tudo isso aqui vai até ajudar no bom andamento da sessão. Tudo que é inovação, tecnologia, sempre será bem vinda”.

Publicidade

A implementação do sistema na Câmara de Vereadores de Brusque, segundo Pirola, teve um custo aproximado de R$ 105 mil. Para o político, um valor totalmente aceitável, já que o Legislativo brusquense é um dos mais econômicos de Santa Catarina.

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.