Unifebe Vargas TEVAH

Campeonato Catarinense terá turno e returno

Informação foi repassada pelo dirigente do Bruscão, André Rezini;

Foto: FCF -

Foto: FCF –

Brusque – Já foi definida a fórmula de disputa para o Campeonato Catarinense de 2016. De acordo com o dirigente esportivo do Brusque Futebol Clube, André Rezini, no Conselho Técnico realizado na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) na tarde desta sexta-feira (20), ficou decidido que o torneio terá, novamente, turno e returno. Segundo ele declarou para a reportagem de Olhar do Vale no final de tarde, os dois campeões de cada turno se enfrentarão nas finais.

A proposta foi endossada pelo Figueirense e foi a mais aceita em votação reunindo representantes de todos os clubes da série A 2016. O Chapecoense chegou a sugerir uma fórmula com a utilização de 19 datas, contagem de pontos corridos e uma partida final entre as duas primeiras colocadas. Essa opção, porém, perdeu para a sugerida pelo time da capital catarinense.

Abertura

A 1ª rodada será realizada no dia 31 de janeiro, provavelmente com uma partida de abertura no sábado (30). O Catarinense Série A 2016 terminará no dia 8 de maio.

Rebaixamento

O Conselho Técnico também colocou em votação o número de equipes que serão rebaixadas para Série B em 2016. O Figueirense liderou a opção com apenas uma equipe rebaixada e o Joinville pela manutenção de duas. Por 29 votos contra 26 duas equipes seguem sendo rebaixadas no Catarinense Série A em 2016.

Tabela

A pós a definição da forma de disputa, o Departamento de Competições da FCF deve confeccionar a tabela do Catarinense Série A 2016 na próxima semana.

O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, comentou a decisão do conselho técnico. “É a forma mais democrática de se disputar uma competição, a Federação está satisfeita. Precisamos fortalecer o campeonato estadual e contamos sempre com o apoio dos clubes, o conselho técnico demostrou isso, todos os clubes pensando o melhor para competição”.

Campeonato Brasileiro D 2016 e 2017

A nova forma de disputa do Catarinense Série A 2016 em turno e returno premia a regularidade das equipes durante a competição. Além da disputa pelo título e pela permanência na elite, o Catarinense 2016 terá importância distinta para os cinco clubes que não possuem calendário nacional: Internacional, Metropolitano, Hermann Aichinger, Brusque e Camboriú.

A Confederação Brasileira de Futebol, através do Departamento de Competições, expediu o Ofício 777/15, que delibera sobre a participação dos clubes no Campeonato Brasileiro da Série D 2016 e 2017. As equipes que se classificarem para a Série D de 2016 estarão também na disputa da competição em 2017. Será a possibilidade de garantir calendário em competições nacionais durante dois anos.

Inscrições

Após a sondagem dos clubes e a proposição do Departamento de Competições por limitar o número de inscrições, a medida acabou não sendo aprovada. Os clubes terão até o dia 11 de abril para inscrever atletas na competição.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.