A Vigilância Epidemiológica de Brusque encontrou um foco positivo do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. O foco foi localizado no bairro Cedrinho, em uma das ações da equipe e serve de alerta para a população.
Com o forte calor e as chuvas que ocorreram nos últimos dias, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Fernanda Lippert, solicita que as pessoas redobrem os cuidados com água parada. “Somente evitando a água parada poderemos nos prevenir e para isso a participação da população é fundamental”.
Fernanda enfatiza que os trabalhos da vigilância foram intensificados, mas que sozinhos não é possível cobrir todos os locais da cidade. “Nossa cidade é grande, por isso, além de cuidar de sua residência, as pessoas devem ligar e denunciar”.
Como evitar a Dengue:
• Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.
• Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.
• Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.
• Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.
• Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.