A Câmara Mirim de Blumenau realizou a 5ª sessão ordinária mirim do ano na tarde desta segunda-feira (8). A reunião contou com a presença de Marco Rebello, Representante da Comissão Municipal do Movimento Maio Amarelo, que ocupou a Tribuna Livre para falar sobre segurança viária e educação para o trânsito.
Marco trouxe informações sobre o histórico do Movimento no Brasil, ressaltando que Blumenau sempre foi pioneira nas ações. “A cidade tem se destacado desde o início devido ao grande engajamento de vários segmentos da sociedade”, disse, acrescentando que atualmente mais de 20 entidades da cidade se envolvem nesse trabalho voluntário.
Em seguida falou sobre o objetivo de projetos que tem crianças e adolescentes como público-alvo, que é garantir que essas gerações sejam cidadãos do trânsito melhores do que a geração atual. Apontou o grande avanço na redução de acidentes de trânsito na região, assinalando que Blumenau atingiu a meta do Movimento de redução de acidentes de trânsito com feridos e mortos em 50%, mas que a utopia é chegar a zero mortes no trânsito, pois todas as vidas importam.
Ao final, convidou os vereadores mirins a participarem das ações do Movimento Maio Amarelo, enquanto influenciadores e formadores de opinião, e divulgou as campanhas de doação de sangue, voltada aos adultos, e de arrecadação de tampinhas de garrafas PET que são revertidas para a causa animal.
Os vereadores mirins também ocuparam a tribuna para fazerem seus pronunciamentos. Eles abordaram assuntos como dengue, o novo terminal urbano da Água Verde, o Dia do Trabalhador, entre outros. Em seguida, votaram e aprovaram onze requerimentos, que serão encaminhados pela Diretoria Legislativa aos órgãos competentes. Os parlamentares mirins trambém participaram no início da tarde de uma formação com o tema “Desenvolvendo uma Liderança eficaz para as novas gerações”, ministrada pelo psicólogo Lediel Santos.