Tiro de Guerra realiza ato em comemoração ao dia do Exército Brasileiro


DSCF0301 (800x534)
Foto: Wilson Schmidt Junior –

Brusque – O Tiro de Guerra 05 005 (TG 05 005), com sede em Brusque, parou na manhã desta quinta-feira (16) para dar início às comemorações do dia do Exército Brasileiro (EB), celebrado sempre em 19 de abril. Para tanto, os cerca de cem atiradores foram mobilizados para, em forma, ouvir os pronunciamentos das autoridades presentes, como o prefeito municipal e diretor da unidade militar, Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD), e o chefe de instrução, sargento Osmar Archanjo Soares.

Na ocasião, a Defesa Civil foi presenteada pelo TG, com a entrega de cobertores e colchas para serem utilizados em caso de tragédias. O presente foi entregue por um soldado ao diretor geral do órgão, tenente coronel PM Valberto Dell´antonia. Além dos citados, a Polícia Militar de Brusque esteve presente, representada pelo aspirante-a-oficial PM Roberto Gassenferth Junior. A cerimônia, por sua vez, foi presidida pelo também chefe de instrução sargento Renegildo Ângelo Marcon.

De acordo com Archanjo, em entrevista a Olhar do Vale (ODV), a data remonta a primeira oportunidade, nos idos de 1648, que o Exército Brasileiro foi instituído, deixando de atender somente os anseios da monarquia até então instaurada. “Foi na batalha de Guararapes, em 1648, onde as pessoas começaram a entender que era preciso defender a pátria. Depois tudo foi se especializando. Daquilo que  antes era só um agrupamento, hoje temos a Marinha, Exército e Aeronáutica”, afirma.

DSCF0302 (800x534)
Foto: Wilson Schmidt Junior
Publicidade

Perguntado sobre os desafios que o Exército Brasileiro possui atualmente, Soares afirmou que as frentes de batalha são muito amplas. “A guerra cibernética é um desafio mundial que todos os exércitos estão trabalhando isso. Guerra eletrônica, da mesma forma. As informações que são repassados nas redes sociais. Tudo que se refere a segurança nacional é missão do EB”, finaliza.

De acordo com Prudêncio Neto, a Prefeitura de Brusque está ciente das demandas do Tiro de Guerra de Brusque e projeta sempre estar junto da corporação. “Estamos acompanhando a reforma e ampliação que a Prefeitura está fazendo aqui no local. Sabemos da necessidade da reforma e sabemos do conforto que irá trazer para os soldados do TG 05 005”, pontua.

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.