Série: Sou mãe de autista e a minha linguagem é o amor


Hoje é celebrado em todo o mundo o Dia do Autismo. A data é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o início do Abril Azul — mês de luta pelos que vivem com o transtorno.

O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (como foi tecnicamente denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras enfrentadas por pacientes e familiares ainda são grandes. A maior delas, segundo especialistas, é o preconceito. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que, atualmente, a cada 160 crianças, uma tem o diagnóstico positivo para autismo.

Publicidade

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 38,5 milhões de crianças de 0 a 13 anos. Ao aplicar o índice da Opas, dessas, cerca de 241 mil seriam autistas. A estimativa, contudo, é que o número seja ainda maior. Estudiosos acreditam que esse número pode chegar a 2 milhões de brasileiros. A causa para a discrepância dos dois dados é a dificuldade em se obter o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mas há uma linguagem que supera todos estes conceitos e números: a do amor. O Olhar Vale colheu alguns depoimentos de mães brusquenses, que relatam o convívio com o seu filho ou filha autista, essas mães enviaram para a gente depoimentos emocionantes.  Hoje vamos conhecer o depoimento de algumas mães. Semana que vem vamos publicar mais. Justamente para que a discussão sobre o Autismo não seja apenas no dia onde o autista é lembrado. Confira:

Há quase 7 anos ,quando recebemos o diagnóstico do Pietro, perguntei para Deus:
Porquê? Porque nós? Porque nosso filho?
e muito pouco tempo depois podemos perceber que foi um presente de Deus!🎁
E meus porquês foram respondidos por Deus:

#Porque ele vai te ensinar a ser uma pessoa melhor.
#Porque cada conquista que ele tiver, por menor que possa parecer, para vcs será o máximo!
#Porque ele é um Ser Puro, desprovido de maldade.
#Porque ele não terá inveja ou cobiça de um coleguinha porque tem tal coisa e ele não.
#Porque ele sempre vai acordar sorrindo e te dizer , Bom dia mamãe eu te amo!
#Porque ele será um menino educado, sempre dirá, Por favor, muito obrigado!
#Porque ele vai chorar ao ver uma árvore caída ao chão!
#Porque ele não come mais nenhum tipo de carne …porque descobriu que são animais….e ele ama os animais 😍
#Porque ele irá te ensinar que a vida é linda, e vc tem que agradecer sempre!
#Porque apesar de não falar corretamente ,ele fala a linguagem de Deus ,Ele fala a Língua do Amor!

Então não quero que ele mude nada, que continue sendo esse filho perfeito e iluminado!

E para quem não consegue amá-lo e respeitá-lo exatamente do jeito que ele é , eu só tenho uma coisa a dizer:
Você não sabe o que ta perdendo!

(Nara, mãe do Pietro)

Sou mãe do Arthur Adriano Bunn,07 anos,diagnosticado com autismo aos 03.
No início foi um susto,uma angústia sentimento de pena,choramos muito….
Com o início do tratamento, tudo foi se esclarecendo,muitas dúvidas, medos…
Hoje é uma criança muito esperta, tem suas dificuldades principalmente comportamental, mas recebe a ajuda que precisa,faz aulas com psicopedagoga,natação, AEE,frequenta escola.As pessoas estão mais esclarecidas sobre autismo,mas algumas ainda precisam entender que a deficiência não precisa ser física, o intelecto também precisa de cuidados e respeito.
(Elizangela Bunn)

Faz quase um ano que recebi o diagnóstico de Autismo da minha filha Luiza. Para alguns receber essa notícia é um choque, para mim foi reconfortante! 

Passamos três anos em busca do porquê de tantas crises, do porquê do atraso de fala, do porquê ela não queria se entrosar com os amigos do colégio, mas com aquele papel em minhas mãos eu chorei, um choro de quem finalmente tinha encontrado a resposta no meio de tantas perguntas. 
Era AUTISMO a resposta. E com essa nova resposta veio novas perguntas, e novos medos, novas inseguranças. Mas como tudo na vida, eu e minha família nos unimos ainda mais e decidimos que não importaria o que acontecesse, nós enfrentaríamos o mundo juntos, para que tudo fosse mais “fácil” para nossa Luiza. E assim é até hoje. Uma jornada de aprendizado, erros e acertos. 
Mas nada, repito: NADA, é mais gratificante do que ver a Luiza evoluindo. Nada supera o calor no coração de quando ela coloca meu rosto entre suas mãozinhas e diz : “ Eu te amo mamãe, você é o meu amor!” Nada nunca será capaz de substituir a sensação de ser amada por um ser tão puro e lindo quanto a minha filha! 
Que venham novas batalhas e novos desafios, estamos prontos, temos muito amor e muita força pro que aparecer para nós! E a Luiza? Ah! A Luiza sempre será o amor em forma de ser humano!!!

(Mayara Decker – Mãe da Luiza)

 

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.