Sebrae/SC inaugura projeto Tá na Mesa em Blumenau e região

Iniciativa acontece pela primeira vez na região e busca fomentar setor de alimentos e bebidas e aumentar faturamento e acesso a novos mercados das empresas participantes

sebrae sc ta na mesa
Créditos: Foto: divulgação

O Sebrae/SC lançou a programação do projeto Tá na Mesa de Alimentos e Bebidas neste mês, com a participação de empresários de Blumenau e região. O encontro ocorreu em 14 de maio, na sede do Sebrae em Blumenau. Os empreendedores se conectaram com o propósito de desenvolverem gestão, captação de clientes, vendas, posicionamento de mercado físico e digital entre outros segmentos dos negócios.

“É a primeira vez que trazemos esse projeto para a nossa região. Nosso objetivo é movimentar e auxiliar o setor, dar apoio e direcionar o caminho desses empresários. Estamos apenas começando uma jornada que certamente será vitoriosa”, afirma Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC.

O programa acontece de maio a novembro de 2024, e promove consultorias com profissionais experientes do setor, capacitações, participação em feiras, sessão de negócios e outros benefícios em programas do Sebrae. “É importante lembrar que esse projeto é para a empresa, ou seja, os empresários podem trazer colaboradores para participar das capacitações de acordo com a função que exercem ou da maneira que fizer mais sentido para cada um”, comenta Fernanda Rosa, analista de negócios do Sebrae.

Publicidade

Os irmãos Luciane Perin Fiamoncini e Jonas Eduardo Perin embarcaram na iniciativa para alavancar os negócios após adquirirem a Nectare, marca de geleias e antepastos. Os dois possuem uma trajetória parecida no empreendedorismo: ambos trabalharam durante vários anos em empresas privadas e do setor público, e por fim decidiram abrir mão da segurança da CLT e iniciar o próprio negócio.

A primeira empresa de Luciane foi uma confeitaria especializada em doces finos, e a de Jonas, atualmente com um sócio, uma charcutaria, que possui também um empório. Eles seguem no comando dos negócios, e agora terão mais esse desafio pela frente. “Nós dois éramos clientes da Nectare. Agora já estamos com expectativa de fazer novos produtos. Depois que você faz uma loucura, o que é mais uma?”, brinca Jonas.

O Tá na Mesa é voltado para empresários do comércio e da indústria do setor de alimentos e bebidas. Durante a consultoria, que é individual e por empresa, o consultor vai até o local que for melhor para o empresário. Já os workshops são híbridos e flexíveis, para garantir que todos possam aproveitar o conteúdo da melhor maneira. O programa possui 50% de subsídio do Sebrae.

Ambos empreendedores, Tahis de Castro Alves, proprietária da Doce Artesan Bakery e Jonathan Garuva, do Madrugão Lanches, reconhecem a importância de buscar conhecimento para o crescimento de seus negócios. Tahis, que assumiu a administração sozinha após a saída dos sócios, busca corrigir erros e alavancar seu empreendimento, influenciada pela experiência de uma colega que expandiu sua visão através de um curso do Sebrae. Da mesma forma, Jonathan, diante do crescimento do Madrugão Lanches, entende a necessidade constante de aprender e buscar auxílio para evoluir o negócio, destacando a importância do conhecimento para acompanhar o desenvolvimento da empresa.

De acordo com dados da Fiesc, o setor de alimentos e bebidas está em segundo lugar com mais vagas de trabalho em Santa Catarina. A área vem crescendo em uma média de 3,4% desde 2010.

A Frauzen Congelados, outra participante do projeto, iniciou as atividades em outubro de 2023 e já embarcou na iniciativa focando na estruturação comercial. “Participamos do SC Gourmet, outro projeto do Sebrae, que foi onde surgiu a admiração por esse trabalho de incentivo para as empresas”, comenta Valquíria Kienen Grahl.

Também participante, a Palmasul Alimentos, que está há mais de 20 anos no mercado e é especializada em palmito de alta qualidade e inovadora no setor, também tem como objetivo estruturar e aprimorar a parte comercial, tanto para participar de eventos quanto para adquirir esse conhecimento para o negócio.

Os interessados em participar do projeto podem buscar mais informações com o Sebrae através do contato (47) 3702-6403, e participar ainda desta edição do Tá na Mesa.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.