Foi aprovado, na sessão da câmara de vereadores desta terça-feira (28), um requerimento que será encaminhado ao prefeito e que altera a lei, aprovada em 2021, que retirou o direito do Fundo de Garantia dos celetistas do município e retorna com esse benefício aos trabalhadores.
Os celetistas são os trabalhadores que foram contratados através de concursos para trabalhar em empresas de capital misto, mas usufruindo de todos os direitos do CLT. O que acontece é que em 2021 a Câmara havia aprovado uma série de mudanças nos direitos desses trabalhadores celetistas e “passou despercebido”, segundo o vereador Nik Imhof (MDB) que nessas mudanças votadas e aprovadas na época havia também a retirada do direto ao Fundo de Garantia, FGTS.
O vereador Nik, um dos vereadores que aprovou a mudança em 2021, trouxe à pauta o requerimento para alteração da lei. O vereador Rogério dos Santos (Republicanos), agradeceu por Nik ter voltado atrás, “Que bom que ele colocou a mãozinha na mente dele e agora está retroagindo, tentando consertar uma ação que foi lamentável. Três anos que esses profissionais perderam, triste”.
A parlamentar Marlina Oliveira, contribuiu com a discussão, informando que na sua opinião a classe que mais sofreu com esta mudança feita em 2021, foi a dos professores. “A gestão Ari Vequi fez uma das decisões políticas a época mais triste que eu já vi”, concluiu a vereadora.
Colaborou Mariana Beuting