Os moradores de Brusque e região devem se preparar para um fim de semana marcado pela instabilidade do tempo. A partir desta sexta-feira (23), a previsão indica aumento das condições para chuva e temporais, situação que deve persistir durante o sábado (24) e parte do domingo (25).
De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (22) pela Epagri/Ciram, a formação de um sistema de baixa pressão entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul favorecerá a ocorrência de temporais isolados, que podem ser acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas fortes de vento e queda de granizo.
Em Brusque e nos municípios do Vale do Itajaí, a orientação é acompanhar as atualizações meteorológicas, especialmente diante da possibilidade de pancadas de chuva mais intensas em curtos períodos.
Na sexta-feira (23), o aumento da instabilidade atmosférica deve favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina.
Leia também
O cenário deve continuar no sábado (24), com períodos de maior nebulosidade, chuva e possibilidade de temporais. Apesar disso, a previsão também indica aberturas de sol entre os períodos de instabilidade.
As temperaturas estarão em elevação, enquanto os ventos soprarão predominantemente de nordeste a noroeste, mudando para sul durante o sábado.
Ciclone extratropical deve se formar no domingo
Segundo a Epagri/Ciram, a formação de um ciclone extratropical entre o litoral gaúcho e catarinense, associada à passagem de uma frente fria, deve manter o tempo instável em Santa Catarina no domingo (25).
Durante a madrugada e a manhã, há previsão de temporais isolados, acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e possibilidade de granizo.
No litoral catarinense, as rajadas de vento podem atingir velocidades entre 50 e 70 km/h.
A tendência é de diminuição da instabilidade ao longo do domingo, especialmente no fim do dia. As temperaturas também devem apresentar declínio com a mudança na direção dos ventos.
Defesa Civil alerta para possíveis transtornos
A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha a evolução dos sistemas meteorológicos e alerta para o risco de ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais.
Entre os possíveis transtornos estão alagamentos, enxurradas pontuais, queda de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica.
O órgão estadual destaca que, a partir de sexta-feira, a formação de uma frente fria intensifica a instabilidade em todo o estado, ampliando os riscos para regiões que não estavam entre as mais atingidas nos dias anteriores.
Durante os temporais, a recomendação é procurar abrigo seguro, evitar permanecer próximo de árvores, postes e estruturas que possam ser atingidas pelo vento, além de nunca atravessar ruas alagadas.
Quando o tempo deve melhorar?
A previsão da Epagri/Ciram indica que a instabilidade começa a perder força no fim do domingo (25).
A partir de segunda-feira (26), a tendência é de redução na frequência das chuvas em Santa Catarina, embora ainda possam ocorrer precipitações isoladas, especialmente nas áreas próximas ao litoral.
A orientação é que os moradores de Brusque e região acompanhem os próximos boletins meteorológicos, já que a intensidade e a distribuição das chuvas podem sofrer alterações conforme a evolução dos sistemas atmosféricos.



