A prefeitura de Brusque apresentou o resultado de um estudo demográfico e de projeção populacional para município. O estudo, que também contém informações cedidas pela Celes e Samae, fez previsão de crescimento até 2050. A pesquisa vai auxiliar na elaboração do próximo Plano Diretor da cidade, e possui margem de erro de 2, 13 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A base de dados do estudo vai servir para a elaboração do novo Plano Diretor da cidade, que deve prevê as áreas com potencial de crescimento e aquelas que necessitam estabilizar. Segundo o diretor presidente do Instituto Brusque de Planejamento (Ibplan), Juliano Montibeller, a intenção é criar um equilíbrio e valorizar o crescimento nas áreas já urbanizadas. “Para a gente ver quais os bairros a gente precisa segurar um pouco o crescimento, aqueles que precisa incentivar o crescimento, e aqueles que estão crescendo errado e aqueles que precisam crescer”, explica.
O estudo foi desenvolvido pelo Ibplan em todos os 31 bairros existentes no município e prevê o crescimento num período de dez anos. De acordo com Montibeller, o panorama apresentado pode ser alterador rapidamente. “De repente sai um conjunto habitacional com mil apartamentos fugiu totalmente. Em média, está dentro de uma margem de erro de 2,13%. É uma margem ótima para trabalhar. Por isso tem que ser bem planejado. A construção civil e as áreas para crescer”.
Dados
O estudo de projeção, que durou cerca de 90 dias para ser finalizado, apresentou que o número de habitantes no município deve chegar a mais de 220 mil até 2050. Em contrapartida, mais de 60 mil unidades domiciliares devem ser registradas em Brusque, cerca de 20 mil residências a mais que em 2015. “É um salto muito grande, mais de cem mil habitantes em curto prazo. Tem que se começar a ver nossas malha viária, transporte coletivo, tudo isso tem de ser pensado”, salientou Montibeller.
A pesquisa ainda registrou que Brusque possui atualmente aproximadamente 120 mil habitantes, cerca oito mil a mais em relação ao último estudo realizado pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. Uma média de 425 habitantes por quilômetros quadrados, de acordo com os dados.
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.