Porto de Itajaí recebe navio com 688 veículos importados


Na tarde desta segunda-feira (19), o navio de cargas Roll On Roll Off “CALIFORNIA HIGHWAY“, atracou no cais público (berço 03) do Porto de Itajaí, trazendo a bordo 688 veículos importados, sendo 129 modelos da montadora alemã BMW e 559 modelos da montadora General Motors do Brasil (GM).

Com procedência do Porto de Santos (SP), o navio California Highway tem bandeira do Panamá, e possui 199,97 metros de comprimento, por 32,26 metros de boca (largura) para transportar cargas sobre rodas.

De acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, entre as 688 unidades das montadoras BMW e General Motors do Brasil (GM), o peso total dos veículos que foram transportados até o porto de Itajaí, são de 1.138,00 toneladas. Ao desatracar do cais público (berço 03), a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao porto de Dock Sud, Argentina.

Publicidade

O navio, “California Highway”, pertence a companhia de transporte oceânico, Armador K-LINE, originária do Japão. No porto de Itajaí, este tipo de operação tem previsão para ocorrer mensalmente. Durante o processo de descida dos carros até o pátio, a operação pode levar em média de cinco horas, dependendo da quantidade de veículos a serem retirados de dentro da embarcação.

“Neste mês de setembro, o Porto de Itajaí concretizou sua sétima atracação com navio Roll On Roll Off. Este tipo de operação logística é mais complexo, e nos diferencia de muitos portos brasileiros que não atuam com este sistema. Os veículos são cuidadosamente conduzidos por agentes da área portuária, para que não haja nenhuma irregularidade neste procedimento na área pública. O intuito é justamente esse, proporcionar ao Porto de Itajaí inovação e aprimoramento em todas as áreas operacionais, com segurança e excelência. A eficiência operacional, é oriunda de uma grande união de forças, o qual, nos proporcionou o frequente recebimento de veículos com este tipo de operação”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

A última atracação realizada com esse sistema, ocorreu no dia 20 de agosto, com o navio COLUMBIA HIGHWAY. Por se tratarem de nomes comuns, as embarcações também executam o mesmo sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos por meio de uma rampa elevatória.

“É com imensa satisfação e comprometimento, que o Porto de Itajaí é adepto a este tipo de sistema. Nos últimos meses somos referência nacional neste tipo de operação, na qual, contribui para intensificar a economia regional, estadual e nacional. Para realizar este tipo de operação, contamos com excelente trabalho em equipe, com profissionais que realizam esta operação com responsabilidade e capacitação”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O procedimento realizado após o desembarque, consiste na deslocação dos veículos para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde acontecem a devida vistoria.  Posteriormente, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, sendo destinados para outras cidades e estados do Brasil.

Ainda de acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, até o momento, em sete operações com navios Roll On Roll Off, 4213 veículos foram desembarcados.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.