A Defesa Civil de Brusque informou que no momento a cidade está em observação devido as fortes chuvas que ocorrem durante toda esta quinta-feira(16). No entanto, vários problemas antigos voltaram à tona: pontos de alagamento que só serão resolvidos como um serviço de Drenagem eficiente. A Avenida Primeiro de Maio vem sofrendo constantemente com este problema.
A água tomou as ruas entre o Senai e a Sociedade Beneficente. Os condutores estão sendo orientados a pegar rotas alternativas, de acordo com a Guarda de Trânsito.

O bairro Dom Joaquim também apresentou problemas com alagamento. Limeira foi outro bairro atingido. No Limeira Alta, a rua em frente a Unidade de Saúde do bairro ficou completamente alagada.
Defesa Civil
De acordo com a Prefeitura de Brusque, um novo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado coloca Brusque no mapa de alerta para fluxos de detritos e deslizamentos entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17). No momento, a Defesa Civil do Município já atendeu duas ocorrências: um rompimento de tubulação que formou uma cratera na via Alois Moritz, próximo ao N°40, e a queda de duas árvores na via no bairro Limeira.
Ressalta-se que as movimentações de solo podem ocorrer pontualmente em áreas já mapeadas e fragilizadas pelas chuvas já ocorridas. É fundamental que a população esteja atenta a sinais de movimentação de solo, como trincas em paredes e muros, orientação de postes e árvores, estes nas encostas, e desníveis em terrenos.
Enquanto isso, moradores são orientados a ficarem atentos a sinais como rachaduras ou deslizamentos em terrenos instáveis. A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos, atravessar ruas alagadas e atividades ao ar livre durante os temporais, buscando sempre abrigo em locais seguros. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelo 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.