Pessoas em situação de rua são agredidas e mandadas para fora de Itajaí em ação de Policiais militares

Foto: Divulgação

Um grupo de pessoas em situação de rua foram agredidas e escoltadas para fora de Itajaí na madrugada desta segunda-feira (31) por policiais militares. Segundo relatos, dos moradores eles foram obrigados a andar às margens da BR-101 e abandonados na divisa com Itajaí.

Em um vídeo é possível ver as viaturas da PM escoltando cerca de 40 pessoas (assista abaixo). Em nota, o  1º Batalhão da PM, afirmou que não havia nenhuma operação oficial em curso e a ação foi feita sem conhecimento do comando.

Alguns moradores relataram que foram espancados com cacetetes pelos policiais.

Confira o que diz a PM

Sobre a informação de que pessoas em situação de rua foram retiradas da cidade de Itajaí sendo conduzidas até a BR 101, o 1º Batalhão de Polícia Militar esclarece que:

1. Não se tratava de uma operação policial institucional e integrante de planejamento prévio, tendo sido feita à revelia e sem conhecimento do Comando do Batalhão;

2. As operações pela Polícia Militar que tem como foco as pessoas em situação de rua são realizadas em conjunto com outros órgãos, em especial a Assistência Social, a fim de assegurar as garantias fundamentais e dar o correto encaminhamento dentro do rol de direitos que estas pessoas possuem;

3. Por fim, ressaltamos que este fato será apurado mediante IPM (Inquérito Policial Militar), para saber os motivos em que tal situação ocorreu; bem como, após a conclusão das devidas investigações, os responsáveis possam ser identificados e devidamente responder perante a legislação vigente a cerca de seus atos.

O caso foi acompanhado pela secretaria de assistência social de Balneário Camboriú, que recebeu a denúncia e aguardou a chegada da equipe do Centro Pop de Itajaí, que ocorreu apenas por volta das 08h30 da manhã, seis horas após o ocorrido na madrugada.

O que diz o município de Itajaí

Em nota, o município de Itajaí informou que a secretária de Assistência Social foi acionada e fez atendimento as pessoas na manhã desta terça-feira (31), onde ainda haviam 18 pessoas.

A Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta terça-feira (31) o atendimento do grupo de pessoas em situação de rua que estava às margens da BR-101. Todos estavam em Itajaí e já eram usuários dos serviços assistenciais do município.

Dezoito pessoas estavam no local durante a abordagem e foram encaminhadas ao Centro POP para acolhimento, repouso, alimentação, higiene e atendimento técnico com psicóloga e assistente social. Nenhum deles aceitou encaminhamento para comunidade terapêutica ou quis auxílio para contatar familiares para restabelecimento de vínculos. Todos optaram por permanecer em situação de rua.

Comentários