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Olhar do Vale conquista 2º lugar em prêmio estadual de jornalismo ambiental

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Foto: Leticia Refundini / Olhar do Vale

O Olhar do Vale conquistou na noite desta quinta-feira (21) o segundo lugar da categoria mídias sociais na 3ª edição do Prêmio “Águas de Jornalismo” do Grupo AEGEA.

Em uma noite que valorizou a produção jornalística de qualidade, profissionais de comunicação de Santa Catarina foram reconhecidos por suas reportagens e conteúdos sobre saneamento básico. A terceira edição do Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental, promovida pelas concessionárias Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, empresas da AEGEA SC, celebrou a excelência jornalística em um tema fundamental para a saúde pública e o meio ambiente.

A cerimônia de premiação, realizada no Ocean Palace, reconheceu os melhores trabalhos jornalísticos sobre saneamento básico produzidos em 2024. Profissionais de diferentes veículos de comunicação, colaboradores da Aegea, autoridades e os próprios vencedores marcaram presença no evento.

Este é o terceiro ano consecutivo que o portal é premiado. Neste ano, a reportagem produzida pelo jornalista Anderson Vieira abordou os impactos do saneamento básico na vida marinha.

Vieira afirma que recebeu o prêmio com felicidade. “É uma grande notícia para a região, foram 35 trabalhos inscritos e conseguimos o 2º lugar. É o reconhecimento do nosso trabalho, que é feito para a comunidade”.

A análise dos conteúdos foi realizada previamente por uma comissão julgadora composta por Vinícus Batista, professor na Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Billy Culeton, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI); e Gabriela Mendonça, gerente executiva de Comunicação e Marketing da AEGEA Regional Sul, que avaliou os trabalhos inscritos nas categorias áudio, texto, vídeo e mídias sociais. No total, foram distribuídos R$ 54 mil em prêmios em dinheiro, além de troféus e certificados.

A matéria premiada

A matéria premiada foi inscrita na categoria Mídias sociais, onde reportagens em texto ou vídeo estavam concorrendo.

“Foi criado um personagem, o “Repórter Peixoto”, a partir da ideia inicial foram usadas técnicas para simular uma reportagem conduzida por um peixe no fundo do mar e mostrar como a falta de saneamento básico impacta todo o ecossistema marinho. Uma maneira diferente de falar de um problema sério. ” Afirma o jornalista.

O prêmio, ofereceu uma premiação total de R$ 54.000 em dinheiro, além de certificados para os finalistas, estimulando a produção de reportagens que abordem o tema de forma abrangente e profunda, destacando os desafios e as soluções para o setor.

“Acreditamos que a mídia tem um papel fundamental na conscientização da população sobre a importância do saneamento básico. Ao reconhecer o trabalho dos jornalistas e comunicadores, contribuímos para a disseminação de informações de qualidade e para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Reginalva Mureb, presidente das concessionárias.

Confira a matéria premiada:

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