Objetivo do Hospital Azambuja em 2024 é trazer o tratamento oncológico, afirma Gestor

Foto: Anderson Vieira/Olhar do Vale
Gestor Hospitalar Gilberto Bastiani e a gerente de operações Sheila Citadini Pamplona projetam crescimento do Hospital, do plano Azambuja Mais e das farmácias do grupo. Foto: Anderson Vieira/Olhar do Vale

O ano de 2023 foi de superação e conquistas para o Hospital Azambuja, em Brusque. O hospital que já passou por maus bocados no passado, vem colhendo frutos de uma gestão eficiente e de parcerias com o Governo do Estado.

Uma das grandes conquistas do ano que passou foi a cirurgia e serviços cardiovasculares, que não eram realizados em Brusque. Além da habilitação de mais leitos de UTI, neonatal e adulto. Agora, o hospital conta com 16 leitos de uti neonatal e 30 adultos.

“Em 2023 tiveram vários serviços novos que a gente conseguiu trazer para o hospital. Teve um crescimento gigantesco, eu digo em termos de deixar o paciente mais aqui no hospital, no próprio município, que é o nosso objetivo, ao invés dele estar saindo para realizar o procedimento em outro lugar. Então a gente conseguiu habilitar os leitos de neonatal no final do ano passado, mais seis leitos, então hoje nós temos 16 leitos de UTI neonatal. A UTI adulto a gente habilitou mais dez leitos também, então nós temos 30 leitos de UTI adulto. Conseguimos trazer a ortopedia de alta complexidade, isso foi no final de 2022, mas em 2023 todo a gente trabalhou já com essa portaria. São procedimentos que eram feitos fora de Brusque, serviços de coluna, quadril e joelho, que a gente não realizava e que o Hospital Azambuja hoje está realizando, inclusive até os pacientes que chegavam na emergência e que precisavam ter um procedimento e fazer com que o procedimento estivesse encaminhado para fora também. Trazia sempre transtorno pro familiar, pro paciente. Hoje a gente já consegue realizar tudo aqui no Hospital Azambuja. E a grande conquista foi a cirurgia cardiovascular, não só cirurgia, mas todo serviço”. Ressalta o gestor hospitalar, Gilberto Bastiani.

Publicidade

Segundo Bastiani, o apoio do Estado foi de extrema importância para que todos os procedimentos cardiovasculares fossem feitos no Hospital, desde o atendimento até a cirurgia.

“Em 2020 o Hospital fez um acordo com a gestão anterior do Estado para fazer só o cateterismo e angioplastia, né? E no início de 2023 a Secretária de Saúde, a Carmen Zanotto nos apoiou bastante, e aconteceu a colocação desse serviço aqui no nosso hospital, ela ofereceu para a gente ter todos os cuidados relacionados ao cardiovascular. A gente faz desde o primeiro atendimento até, no caso, o procedimento cirúrgico, se for necessário. O Hospital está fazendo uma média de 150 procedimentos na hemodinâmica, cateterismo, e em torno de cinco cirurgias de cardiologia no centro cirúrgico por semana. Então são em torno de 20 a 25 cirurgias por mês, isso foi uma grande conquista do hospital. Pacientes que acabavam indo pra outras cidades, hoje fazem todo o tratamento aqui. Então imagina a gente fazendo 150 atendimentos por mês, esses 150 teríamos que ter transferido para o Blumenau, por exemplo, ou para Curitiba ou Itajaí, dependendo do caso. Hoje a gente consegue realizar todos os procedimentos aqui”. comenta Bastiani.

Tratamento oncológico

O Hospital segue tentando trazer o serviço completo de oncologia para Brusque.

“Agora no final de 2023 a gente fez a solicitação via regional e está no estado também para tentar essa habilitação de todos os serviços de oncologia no Hospital Azambuja, desde o primeiro atendimento até quimioterapia e futuramente quem sabe radioterapia e o procedimento cirúrgico também”. Comenta o gestor hospitalar.

Em outra oportunidade o Olhar do Vale questionou o Governador Jorginho Mello e a secretária de saúde Carmen Zanotto sobre a habilitação do hospital em oncologia, os dois acabaram não respondendo efetivamente se o Governo do Estado iria aderir ou não, dizendo apenas que era uma questão de análise.

Segundo Bastiani, há expectativa que uma portaria saia ainda nos primeiros meses de 2024 para habilitação de novos serviços de oncologia no Estado e para hospitais que queiram oferecer o serviço.

Caso o Hospital Azambuja seja credenciado os serviços poderão ser ofertados em Brusque, evitando que os pacientes fiquem se deslocando para outras cidades.

“O objetivo do hospital é que as pessoas façam o tratamento o mais próximo possível da sua residência. Hoje é desumano, se coloca dez pessoas em uma ambulância, vai para Blumenau e o primeiro atendimento é às 06h da manhã e o último às 17h da tarde para vir todo mundo junto. São tratamentos de quimioterapia, tratamentos sensíveis, o paciente fica muito fragilizado. Então isso, pro paciente, aqui de Brusque, de toda a região que a gente tem condições de atender, vai melhorar e muito o tratamento”. Destaca Bastiani.

Investimentos e projetos para 2024

O Hospital espera concluir a torre de alta complexidade até o final de 2024. Com a nova ala concluída, a capacidade do hospital irá aumentar entre 30 e 40%. A nova Torre contemplará diversos serviços de alta complexidade, como Centro Cirúrgico e UTIs Adulto e Neonatal. O custeio da obra provém de convênio assinado em junho de 2022 entre o Governo do Estado e o hospital, no valor de R$ 12 milhões.

“Serão 20 leitos de UTI geral, 16 leitos de UTI neonatal, um centro cirúrgico totalmente modernizado com 16 salas, mais 30 leitos de internação e mais um laboratório. É uma obra que a gente espera que concluir até o final desse ano, é para a gente tentar fazer o máximo possível para finalizar essa obra, para que a gente consiga colocar em prática. Hoje o hospital acaba sempre com a sua capacidade máxima. Então, além da torre, a gente tem projetado também alguns ambulatórios e serviços aqui, né, o próximo que a gente vai inaugurar agora de cardiologia”. Afirma Bastiani.

Atualmente já foi finalizada toda a parte pré-moldada da estrutura da torre. A próxima etapa é a parte do piso e fechamento das laterais, que irão levar mais ou menos quatro meses.

Em 2024 o Hospital Azambuja quer trazer mais procedimentos cirúrgicos através de parcerias com o Estado e também com outros profissionais médicos, atualmente uma média de 1.100 procedimentos são realizados por mês.

Além de investir em equipamentos para cirurgias robóticas. Outro objetivo é aumentar a capacidade do estacionamento, liberando uma área de mais 600 vagas.

Durante este ano o Hospital se prepara para fazer cerca de 300 mil pessoas, um aumento considerável em relação a 2023, que foram 241 mil atendimentos.

Azambuja Mais

Uma ramificação do Hospital Azambuja é o Azambuja Mais, um plano de benefícios que traz descontos especiais em consultas hospitalares e por ser um braço do hospital, consegue trabalhar preços vantajosos aos atendimentos diretos na entidade hospitalar. Desde consultas, passando por exames e procedimentos, além de internações e partos.

O ano de 2023 finalizou com mais de 45 mil credenciados. “Para nós é de grande alegria ver esse produto que a gente criou aqui no Hospital Azambuja, aqui dentro da nossa administração disponível, não só em Brusque, como em toda a região. Hoje a gente tem clientes em em muitos municípios de Santa Catarina”. Comemora Bastiani.

“O Azambuja Mais foi criado justamente com o objetivo de melhorar a vida dos nossos pacientes, muitas vezes que vinham aqui e acabavam não conseguindo fazer alguma coisa via particular, mas tinham condição de pagar um pouco e sair dessa fila de SUS que muitas vezes acaba demorando muito.
Então hoje se comprova isso, porque muitos pacientes migraram do SUS, que eram atendidos pelo SUS, migraram também para facilitar o atendimento deles e assim tudo o que a gente tem dentro do hospital tem desconto pelo Azambuja Jamais. E são descontos bem significativos, tem muitas empresas aderindo, que pode ser um benefício para os funcionários dessas empresas também. A gente tem clínicas também, são quatro clínicas que a gente atende hoje. Então o objetivo esse ano é expandir os serviços, melhorar naquilo que a gente já faz. Sempre visando o melhoramento e o atendimento do nosso cliente ali na frente”. Destaca a gerente de operações do Hospital, Sheila Citadini Pamplona.

Além de mais médicos e serviços credenciados, para 2024 o Azambuja Mais pretende abrir mais 3 unidades de farmácia.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.