O bezerro e seus três olhos!


bezerro

 

Até que estágio o foguete da ignorância nos levará ainda não está claro, mas entendo que será muito longo o caminho a ser percorrido e imensos os estragos feitos.

Publicidade

Semana passada, tive minha atenção chamada para a televisão, quando vi e ouvi sobre procissões feitas, em vários rincões brasileiros, em busca da tão sonhada chuva. Em alguns estados faz tempo que houve a última precipitação.

O que me surpreende não é a incúria do poder público, pois esta é usual, mas o pleito aos deuses da chuva para que nos brindem e à terra seca com a tão sonhada água. Parei para ver a reportagem; santos sendo banhados, religiosos comandando a procissão e povo crédulo acreditando na força de suas rezas para mudar o tempo. Vale relembrar que o Brasil é o detentor das maiores reservas de água potável do mundo (12%). Remontei no tempo e acordei em uma tribo americana que, ocasionalmente, praticava a dança da chuva. Mas, isso não era no século XIX?

Agora o torpedo vem da Índia. Nasceu um bezerro de três olhos e, imediatamente, o povo e sua santa sabedoria, entendeu que era a reencarnação da deusa Shiva. Sei, a Índia tem 1,1 bilhão de habitantes e é um país extremamente religioso. É óbvio que a religião não explica a genética, pois no tempo em que foi criada nada era explicado cientificamente. Quanta ignorância!

Recentemente vimos as atrocidades cometidas no Iraque e Síria pelo ISIS, em nome do fanatismo religioso e da estupidez, trucidando cristãos, soldados iraquianos e os praticantes de cultos exóticos. Os mesmos fanáticos já degolaram jornalistas americanos e ingleses e, estão infestados de jovens ocidentais que acreditam em sua pregação.

Em pleno século XXI, ao relatarmos estes três fatos, somos obrigados a refletir. Se, é tão grande a ignorância, se a população mundial não para de crescer (principalmente nos países menos desenvolvidos), qual será o futuro da humanidade? Como vamos pular de 7 para 9 bilhões de habitantes (dados da ONU) e solucionar problemas que já começam a ficar críticos: falta de água, desmatamento, poluição, doenças e epidemias, para falar só de alguns dos macros problemas que nos afetarão.

Os países mais desenvolvidos entram em franco declínio populacional enquanto, segundo material que li feito pela Igreja Batista, os muçulmanos crescem vertiginosamente. Já há previsões que em 20 ou 25 anos países europeus sejam, majoritariamente, muçulmanos.

Importante refletir em todas as consequências de tudo que estamos vivendo. Para onde caminhará a humanidade? Como serão resolvidos seus problemas mais urgentes? Progrediremos ou regrediremos? Estas respostas serão nossas!

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.