Tradicional festa da APAE aconteceu no fim de semana

FOto: Ideia comunicação

Na noite de sexta-feira e sábado, 21 e 22 de setembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, realizou sua tradicional festa que, este ano, chegou a 38ª edição. O evento foi marcado pelo encontro da comunidade, em um ambiente que privilegia o diálogo e oferece completo serviço de bar e cozinha, além de divertimentos para toda a família.

Logo na entrada, havia o espaço para pintura facial e a pescaria, disputada pelas crianças que prestigiaram o evento. As rodas-da-fortuna também reuniram um grande público pela qualidade dos presentes sorteados, com ênfase nas roupas de cama e brinquedos. Entre as atrações gastronômicas se destacaram a polenta com galinha na sexta-feira e o churrasco da festa, nos dois dias de evento. O cachorro-quente exclusivo com duas salsichas também foi apreciado por quem passou pelo local, bem como a barraca dos doces, com bolos e guloseimas.

“É um ambiente maravilhoso. As famílias esperam pela nossa festa exatamente pelo clima que mantemos aqui. Há segurança para as crianças brincarem e um sistema de som mais tranquilo, porque esperamos que as pessoas se reencontrem e conversem. Toda a diretoria da Apae está muito feliz com esta edição”, avalia o presidente da entidade, Sebastião Ernani Poia.

Publicidade

Uma das principais características da festa é a inclusão. E os usuários da Apae de Brusque estiveram envolvidos neste processo, desde a montagem e preparação do evento até sua própria execução. Com alegria, muitos deles recolhiam os pratos das mesas e auxiliavam na limpeza. Outros, apenas distribuíam sorrisos e abraços, sempre dispostos a aparecer nas fotos quando solicitados.

De acordo com Poia, o resultado da festa será destinado para a manutenção da entidade. Por 2018 se tratar de um ano político, há sempre certa insegurança com o destino do Brasil, especialmente em políticas públicas que tratam da pessoa com deficiência. “Esperamos que o resultado das eleições não prejudiquem as instituições filantrópicas que precisam de recursos para permanecer em atividade. Infelizmente, só teremos esta certeza nos próximos dias e, especificamente, a partir de 2019”, pontua.

A festa da Apae é sempre realizada no mês de setembro, uma época na qual se antecipam as despesas extras de final de ano, como o 13º Salário e as férias dos colaboradores. Alguns convênios mantidos com o setor público também encerram em novembro e, dependendo da renovação, voltam a ser praticados apenas em abril do ano seguinte. Ou seja, é preciso planejamento para administrar a entidade, de modo que a prestação de serviço continue.

“Temos 280 usuários matriculados e 37 profissionais pagos pela instituição. Hoje, 85% das nossas despesas são de recursos humanos. O que esperamos para 2019 são o andamento e realização de projetos desenvolvidos, sobretudo a troca de veículos”, detalha Poia.

Além da festa, toda a comunidade é convidada a contribuir com a Apae, através de doação na conta de energia elétrica ou pela emissão de carnês que podem ser pagos em qualquer banco. Da mesma forma, a entidade permanece de portas abertas e se alegra sempre que recebe visitas. “Fazemos questão de receber as pessoas para que possam ter a noção de que aqui é um lugar de amor, carinho e trabalho. Quem vem, sai daqui diferente. Vê que os usuários progridem graças ao empenho de pessoas motivadas, de profissionais que tem habilidade. Deixo aqui este convite e o desafio para conhecer a Apae Brusque”, completa Poia.

O resultado final da festa será divulgado no decorrer desta semana, para acompanhamento da comunidade.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.