Trabalhadores da construção civil e mobiliário encaminham pedido de de aumento salarial de 5%


Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário de Brusque e região definiram no final de semana os itens da negociação coletiva 2018/2019 a serem discutidos com os empresários na Convenção Coletiva deste ano. As assembleias foram realizadas nas cidades de Brusque, Botuverá e Nova Trento, intermediadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). A categoria vai solicitar 5% de reajuste nos valores dos salários.

O percentual equivale ao acumulado dos últimos doze meses, mais o chamado ganho real, valor acima do índice de inflação negociado entre as partes. A base da inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou fevereiro na casa de 1.81%.

“Vamos nos reunir com o sindicato patronal em breve para discutir essa questão. A cada ano as negociações vêm ficando cada vez mais difíceis, mas acreditamos que também podemos fazer uma negociação boa, onde o trabalhador e a trabalhadora venham a ter resultado”, pondera o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

Publicidade

As assembleias debateram itens que foram alterados com a reforma trabalhista e que podem ser modificados ou não conforme o acordo estabelecido entre empregados e patrões através da Convenção Coletiva, que passa a ter peso superior à lei maior, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Além das homologações de rescisões dos contratos de trabalho serem feitas, obrigatoriamente, no sindicato, outro ponto observado foi o que trata da quitação anual dos contratos de trabalho. Com a reforma trabalhista, as empresas podem, ao término de cada ano, rescindir o contrato de trabalho dos empregados e começar outro novo.

“Queremos que se isso ocorrer, que passe pelo sindicato. Assim, vamos poder observar se todos os direitos do trabalhador estão sendo respeitados e cumpridos por parte da empresa”, prossegue Otaviano.

Com a realização das assembleias no último final de semana, um documento contendo todas as propostas será entregue ao Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), que representa as empresas do setor. Representantes das duas partes vão se reunir e discutir os ítens da pauta. Pelo grupo dos empregados, uma comissão formada por cinco pessoas, reunindo membros da diretoria do Sintricomb, assessoria jurídica e trabalhadores que estiveram nas assembleias, foi montada para a negociação. A data base da categoria, quando o acordo precisa estar celebrado, é 1º de maio.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.