Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual


Em breve Brusque contará com o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs). O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde e busca atender integralmente as vítimas deste agravo.

O serviço está sendo organizado pela gestão municipal conforme normativas e diretrizes do Ministério da Saúde. Porém, os atendimentos deverão iniciar em outubro deste ano e contará com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, assistente social, técnico em enfermagem, psicólogo e farmacêutico.

Pessoas de todas as faixas etárias serão atendidas pelo serviço, crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos. Ainda este ano o projeto contará com sede própria, na Praça da Cidadania, no antigo espaço da Vigilância Sanitária, que passará por reformas.

Publicidade

“Atualmente os atendimentos ocorrem de forma fragmentada e a nossa proposta é através de um protocolo em rede articular os serviços para que atenda na plenitude essa vítima, além de oferecermos espaço físico e equipe exclusiva para essa demanda.” ressalta Humberto Fornari, Secretário Municipal de Saúde.

A equipe técnica explica que a violência sexual ainda é um fenômeno subnotificado, o que dificulta o entendimento dos números reais e deturpam a sistematização de dados estatísticos. Muito embora, a realidade vivenciada pela rede de serviço apresenta uma demanda expressiva.

As profissionais que hoje compõe a equipe já iniciaram um diálogo com órgãos de segurança pública e a rede de saúde com o objetivo de construir um protocolo único de atendimento a essas vítimas. Além disso, a formação e qualificação da rede municipal de saúde já estão sendo planejados.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.