Samae de Brusque esclarece coloração branca da água

samae brusque
tag saúde brusque

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), através do técnico de laboratório Maycon Nicoletti, profissional que acompanha a qualidade da água tratada pela autarquia municipal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, esclareceu sobre água esbranquiçada que pode chegar nas torneiras dos brusquenses.

Nicoletti diz que a coloração branca se dá por conta de milhões de microbolhas de ar que se dissolvem na água, quando ela se encontra em um ambiente altamente pressurizado.

“Na verdade é um mito achar que é uma reação com cloro, o cloro que a gente usa, ele não tem coloração. O que acontece? Quando a gente faz alguma manutenção de rede, acaba entrando ar nesta rede. E como ela é pressurizada, esse oxigênio acaba incorporando, se dissolvendo no líquido, no caso na água”.

samae brusque
O técnico de laboratório Maycon Nicoletti, profissional que acompanha a qualidade da água tratada pela autarquia municipal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.
Publicidade

Quando o usuário abre a torneira, ocorre um turbilhonamento, ou seja, uma espécie de redemoinho na água. Com isso, o ar acaba novamente se soltando do líquido. “O que você vê são microbolhas de ar que se dissolvem em segundos. A água fica translúcida novamente em pouco tempo”.

Maycon explica que o cloro utilizado no tratamento de água é rigidamente controlado, para que nunca deixe de sair na proporção correta. “Consumir a água nesta coloração branca não tem problema algum, já que é algo semelhante ao que ocorre, por exemplo, com os refrigerantes”, finaliza.

Confira a reportagem em vídeo:

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.