O papel dos sindicatos na sociedade


A participação das entidades sindicais, principalmente a da classe trabalhadora, no cotidiano da sociedade e não apenas de seus associados tem sido uma realidade cada vez mais forte e constante. Ao contrário do que muitos pensam, os sindicatos desempenham um papel fundamental e que não se resume somente ma defesa dos direitos de suas classes quanto ás questões trabalhistas.

Isso é fácil de ser observado se um cidadão que desconhece tal informação procurar saber como e de que forma atuam os sindicatos de sua cidade. Em Brusque, por exemplo, as entidades sindicais atuam forte com assistência na área de saúde. Por conta disso, milhares de pessoas acabam sendo assistidas por profissionais médicos, dentistas e outras especialidades dentro das próprias entidades. Algo que faz com que se desafogue, por exemplo, a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudo feito recentemente junto às entidades sindicais de trabalhadores de Brusque mostra que doze delas possuem próximo de 40 mil sócios e atendem, indiretamente, outras mais de 30 mil pessoas, dependentes de seus associados. Isso dá um universo superior a 70 mil pessoas que recebem assistência das entidades. Juntas, realizam mais de 30 mil atendimentos por mês em serviços de saúde. Imagina essas pessoas todas, buscando os mesmo atendimentos nas unidades de saúde ou hospitais. Seria um verdadeiro caos.

Publicidade

E isso é somente um exemplo do papel que os sindicatos possuem junto à sociedade. Sem contar que cada vez mais as entidades têm buscado participar ativamente nas decisões que envolvem a coletividade e estão. Muitas vezes, guiadas pelo poder público. Nada que seja estranho, afinal de contas, cada sindicato representa um número significativo de pessoas que são, antes de mais nada, cidadãos. Logo, esse papel também deve ser atribuído a sua entidade representativa.

Por tudo isso, é importante destacar e se apontar a importância que o movimento sindical e sua entidades tem dentro do contexto da sociedade. Ações que são, muitas vezes, deturpadas por quem não conhece a essência, a história e, acima de tudo, o que realizam os sindicatos em prol não apenas de seus associados e suas categorias, mas da própria sociedade como um todo.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.