Fiscalização de maus-tratos aos animais recebe 1.480 denúncias em 2020

Foto: Eraldo Schnaider

A fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) receberam cerca de 1.480 denúncias de maus-tratos aos animais no ano de 2020, em Blumenau

Dessas denúncias, 30 resultaram em autos de infração e 40 em notificações preliminares para adequação dos tutores, sendo que somente nos casos mais graves são emitidos autos de infração e notificações. Afinal, a maioria das denúncias são resolvidas por meio de uma advertência verbal, seguida de uma segunda vistoria para análise do cumprimento das adequações solicitadas.

Ainda em 2020, referente ao número de animais internados no Cepread, foram contabilizadas 255 internações após atendimento médico veterinário, sendo 174 cães e 81 gatos internados no local. Além disso, o número de adoções em 2020 atingiu a marca dos 124 animais que ganharam um novo lar.

Publicidade

Vale ressaltar que o Cepread segue com cerca de 100 animais que aguardam tutores responsáveis para adoção. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 3323-8902 ou pelo WhatsApp de plantão (47) 9 9169-6343. 

Denúncias sem procedência
De acordo com o diretor de educação ambiental e bem-estar animal, Ricardo Sieves, mais da metade das denúncias recebidas pela secretaria eram sem procedência, ou seja, ocorrências com informações incompletas e/ou com falta de materialidade.

“Os nossos fiscais e veterinários trabalham incansavelmente para atender todas as denúncias porém, muitas delas não apresentam endereço completo ou situação concreta de maus-tratos no local denunciado. Infelizmente esta prática está se tornando recorrente no município e acaba prejudicando o trabalho dos fiscais que poderiam estar atendendo animais que realmente precisam de ajuda”.

Diante dessa realidade, a Secretaria salienta a importância da realização de denúncias com fundamento de maus-tratos à animais domésticos de forma completa e coerente. 

Em casos de suspeita de maus-tratos o denunciante deve levantar o maior número de dados possível, do proprietário e/ou do fato, de preferência com fotos ou vídeos, e aí sim, caso constatada a possibilidade de maus-tratos, fazer a denúncia pelo telefone 156 opção 1. A ação é muito importante para coibir a prática deste crime, quando feita com consciência e veracidade.

Atendimento de denúncias
Na próxima segunda-feira, dia 11, a diretoria de bem-estar animal da Semmas terá uma reunião com as equipes de trabalho da Polícia Civil para alinhar as ações de atendimento em relação às denúncias de ocorrências de maus-tratos em Blumenau. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale
O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí. Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.