Dezembro será o “Mês de Conscientização contra o Câncer de Pele” em Brusque

Projeto aprovado em primeira votação irá mobilizar a sociedade sobre a prevenção e o tratamento da doença

Foto: ilustração -

Na sessão ordinária desta terça-feira, 2, vereadores aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 49/2018, de origem legislativa. A proposta é que Brusque institua o “Mês de Conscientização contra o Câncer de Pele”, a fim de mobilizar a sociedade sobre a prevenção e o tratamento da doença.

O vereador André Rezini (PPS), autor do PL, complementou em tribuna que se trata de um projeto simples, porém fundamental para a saúde da população. “Não tenho dúvidas de que a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá colocá-lo em prática, bem como a comunidade médica da cidade. Precisamos levantar essa questão, muitas pessoas não dão a devida importância e outras nem sabem que têm o câncer, detectando apenas em estado avançado”, disse Rezini, pedindo a aprovação do Legislativo. A Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR) emitiu parecer favorável à proposta.

Dezembro, o mês em que inicia o verão, foi o escolhido para vigorar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município, representando a causa. No período, o Executivo e demais instituições públicas e privadas envolvidas deverão sensibilizar a sociedade, buscando por meio de políticas públicas e campanhas, a prevenção, o diagnóstico e o devido encaminhamento ao tratamento.

Publicidade

O presidente da Câmara, Celso Carlos Emydio da Silva, o Dr. Celso (DEM) também se manifestou, relembrando o trabalho do médico Jorge Archer que, segundo o vereador, “participava ativamente de campanhas do ‘Dezembro Laranja’, iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de forma espontânea e altruísta, sem contrapartidas financeiras”. Dr. Celso ressaltou ainda que “a doença é agressiva e gravíssima, vitimando pessoas muito jovens no nosso município.” Por fim, fez um pedido aos médicos de Brusque que se engajem na iniciativa, contribuindo com a sociedade.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.