Complexo Portuário de Itajaí recebe o maior navio em operação na costa brasileira

Embarcação “full container” com 347 metros conclui novo teste na Bacia de Evolução

Complexo Portuário de Itajaí recebe o maior navio em operação na costa brasileira. Crédito: Marcos Porto
tag saúde brusque

Mais um importante teste na nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi realizado com sucesso nesta quarta-feira (17). Desta vez, a manobra foi executada com o navio APL Paris, de 347 metros: a maior embarcação “full container” a operar na costa brasileira. Localizada na baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda), a Bacia de Evolução deverá receber novos testes com navios de até 350 metros nas próximas semanas.

A manobra teve início às 11h, com o navio (bandeira de Singapura) sendo rebocado de popa (ré) até a área da Bacia de Evolução. Até o momento, esta é a maior embarcação a realizar testes na nova bacia. A complexidade da manobra reforça, portanto, a importância de mais este teste, que foi concluído com êxito.

“Mais uma vez, a conclusão desta manobra é motivo de orgulho e satisfação de dever cumprido. Ganha Itajaí, ganha todo o nosso complexo portuário. Principalmente, ganha Santa Catarina, por se destacar no cenário portuário nacional e internacional”, avalia o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Publicidade

Devido à manobra especial, o acesso ao terminal portuário foi interditado durante a saída do navio.

Para se ter uma ideia da grandeza da embarcação, comparativamente, o comprimento do APL Paris equivale a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor.

A embarcação pertence ao armador CMA/CGM, veio de Caucedo, na República Dominicana, e agora segue para Singapura, na Ásia. Foi um “extra call”, uma atracação única na América do Sul, não é uma linha regular. A Portonave foi escolhida para a escala por ser um dos únicos portos no país com capacidade operacional para receber o navio, somando a estrutura operacional do Terminal com a estrutura de acesso – a nova Bacia de Evolução. “A opção do armador pela escala exclusiva na Portonave no país demonstra confiança em nossos serviços e nos firma como um dos portos que recebe embarcações desse porte”, comenta o Diretor-Superintendente Operacional da Portonave, Renê Duarte.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes está consolidado na rota das grandes embarcações que navegam na costa brasileira. Neste mês de junho, já recebeu cinco escalas de navios gigantes. “Isto é a concretização de um planejamento e um trabalho. Fico muito feliz com este marco. Isto mostra a nossa competitividade”, comenta o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles. Para ele, todos fazem a diferença nesta conquista, quando apoiam politicamente, quando ajudam na captação de recursos, quando torcem pelo crescimento da atividade.

Homenagens especiais
Pela manhã, antes do início da manobra, a Superintendência do Porto de Itajaí homenageou autoridades e servidores que contribuíram para a concretização das obras da nova Bacia de Evolução. O ato contou com a presença do prefeito Volnei Morastoni e de outras autoridades. A cerimônia destacou o trabalho e a união demonstrada durante todo o processo de estudos técnicos e na busca por recursos financeiros para a execução das obras.

Devido às restrições para a realização de eventos com aglomeração de pessoas, a cerimônia foi realizada na Marina Itajaí, em área aberta, com número reduzido de convidados e com a observância de todas as medidas já determinadas pelas autoridades de saúde no combate à pandemia de coronavírus. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.
Olhar do Vale

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.