Alunos da EJA de Brusque são premiados na Olimpíada Internacional Matemática sem fronteiras


Muitas vezes voltar a estudar é um desafio para muitos jovens e adultos que, por diversas razões, precisam adiar a formação escolar. Para os trabalhadores das indústrias de Brusque e da região que conseguem realizar este sonho e concluir os estudos, a recompensa pode vir, muitas vezes através de um reconhecimento nacional. Foi o caso dos alunos da Escola de Jovens e Adultos do SESI/SENAI de Brusque. Eles acabam de ser premiados com a medalha de bronze na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) ou Mathemátiques Sans Frontières, que foi criada em 1989 na França e hoje é realizada em diversos países.

O ensino da Matemática na EJA já vem sendo desenvolvido a vários anos e não é a primeira vez que a unidade participa de uma competição, no ano passado participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática e seis alunos foram classificados para segunda etapa.

“Este ano pela primeira vez participamos da Matemática sem Fronteiras, um concurso internacional. O resultado com medalhas de prata na etapa estadual e bronze na etapa nacional, nada mais é, do que o trabalho feito em sala de aula na Metodologia Baseada em Projetos, onde os alunos são os protagonistas, desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades e competências”, destaca o professor Pedro Gastaldi da EJA Brusque.

Publicidade

A inscrição para participação da competição foi sugerida pelos técnicos de matemática do Departamento Regional da FIESC e depois os professores conversaram com os alunos que aceitaram o desafio. A prova foi realizada pelos 22 alunos da área de matemática, pois o teste é coletivo. As provas são encaminhadas aos participantes pelos organizadores e aplicadas na própria instituição e depois enviadas novamente para os responsáveis. Em santa Catarina outras escolas de ensino fundamental do estado foram premiadas, mas apenas duas unidades da EJA do SESI tiveram as melhores colocações, uma do sul do Estado e a unidade do EJA de Brusque.

Aos 23 de idade, a Érica Aparecida dos Santos, voltou a estudar, depois de um longo período fora da sala de aula e destaca o aprendizado que recebe na EJA, que resulta em reconhecimentos como este, da premiação.

“Para mim foi algo diferente, e que incentivou ainda mais não desistir de adquirir conhecimento, e principalmente conteúdos matemáticos, que na maioria das vezes existe uma certa dificuldade de cálculos, etc. Eu estava realmente precisando voltar, tanto em questão profissional, quanto na pessoal”, contou a estudante.

“Este resultado impressionante, mostrando que cada vez mais no mundo do trabalho, as pessoas que trabalham em equipe alcançam os melhores resultados! Esta turma merece ser destacada neste quesito”, conclui a supervisora da EJA Brusque, Angela Suavi.

OLIMPÍADA

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é considerada a maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo e envolve estudantes do fundamental I e II e ensino médio. No ano passado, a competição envolveu mais de 250 mil alunos de 29 países, sendo 80 mil brasileiros de todos os estados do país. A prova é aplicada em 10 idiomas diferentes.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Todas as escolas recebem um certificado de participação e as classes com melhor desempenho ganham também medalhas de premiação. As escolas com classes premiadas estarão classificadas para representarem o Brasil em três olimpíadas internacionais: a Asia International Mathematics Olympiad que ocorrerá na cidade de Yilan, Taiwan, de 2 a 6 de agosto; World Mathematics Invitational, Fukuoka , no Japão, de 15 a 19 de julho e World Mathematics Team Championship, em Pequim, na China, de 21 a 25 de novembro de 2019.

Fonte sobre a competição: ASSCOM REDE POC

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.