Recentemente, o vereador Ailton de Souza, conhecido como “Ito” foi eleito presidente da Câmara Municipal de Blumenau. Líder comunitário, blumenauense, nasceu em 06/09/1964, é casado, pai de dois filhos. Ex microempresário e administrador, atuou também no ramo de representante comercial, além de ter exercido cargos públicos.
Possui um forte histórico de participação comunitária. Foi membro da Diretoria das Associações de Moradores do Horto Florestal e da Tatutiba. Também foi membro da diretoria da Associação de Pais e Professores da Escola Profª Áurea Perpétua Gomes, do Esporte Clube Bandeirantes e da AFABLU (Associação de Futebol Amador de Blumenau).
Com vasto currículo, como será o trabalho do vereador na presidência da casa? Foi por isso que o Olhar do Vale procurou o parlamentar para entrevistá-lo. Confira:
Olhar do Vale: Presidente, como o senhor analisa todas as articulações que o levaram a presidência da Câmara?
Presidente Ailton de Souza: Bem, desde o início, quando começou a possibilidade de uma disputa, de um nome para concorrer à presidência, para compor um grupo, sentamos eu e o vereador Egídio, quero aqui enaltecer sua grande articulação junto com os vereadores e, dali, surgiu a possibilidade do meu nome, por ser do PL, temos três vereadores aqui na Casa Legislativa e, em cima disso, a gente sentou com os nove vereadores, fomos alinhando alguns detalhes com os vereadores e, acima de tudo, os parlamentares reafirmaram a palavra, assinaram o documento com o qual registramos em cartório com o apoio dos nove vereadores e, até dia 31 de dezembro, a gente sabia que iríamos ser bastante assediados pela outra chapa de oposição, mas eu confiei desde o início da fidelidade dos novos vereadores e, assim, a gente confirmou a nossa vitória, ainda com mais dois votos no dia, o voto do vereador Jovino Carlos Neto, que é do PL, e, também, o voto do vereador Alexandre Matias. Assim, teve eleição com três chapas, com duas candidaturas, uma candidatura avulsa e a gente foi eleito com 11 votos.
Olhar do Vale: Bom, a mesa diretora da casa ficou com a sua presidência, que é do PL, o vice-presidente Diego Nasato (Novo), a primeira secretária Cristiane Loureiro (Podemos) e o segundo secretário Egídio Beckhauser (Republicanos). O senhor acredita que essa mesa atende os requisitos para uma administração harmônica na casa?
Presidente Ailton de Souza: Bem, o questionamento maior que a gente teve dos outros partidos é, colocamos dois vereadores que, na última eleição, foram oposição à eleição do prefeito municipal, e, ah, vai rachar, vai ter problema, desde o início nós sentamos com o prefeito atual que assumiu, o Egídio Ferrari, e mostramos para ele que não seria bem assim, ou a oposição seria na eleição, depois disso, o grupo de vereadores vai avaliar, vai analisar, o que é bom para o município com certeza vai ser favorável, aqui não tem, e mesmo eu sendo o presidente, sendo do PL, também não vou empurrar de goela abaixo nenhum projeto do executivo sem antes ter uma prévia discussão com todos os vereadores.
Olhar do Vale: Então, no caso, a independência entre os poderes vai ser respeitada?
Presidente Ailton de Souza: Perfeitamente, esse é o nosso objetivo, acho que respeitar os vereadores é importante, e já trazer antecipadamente projetos do executivo e vai melhorar o diálogo entre executivo e legislativo, porque os vereadores de oposição, normalmente, quando vem um projeto urgentíssimo, não sabem praticamente o que está sendo discutido, o projeto é empurrado aqui no dia, quase não se tem tempo hábil para analisar, avaliar o projeto, a legalidade do projeto, o impacto que vai dar na sociedade, então, acaba tendo aquela discussão, o projeto é urgentíssimo. Então, o Governo Municipal já sinalizou que vai vir com projetos para a Câmara com antecedência junto aos vereadores e o Secretário da Pasta vir aqui debater, explanar o que realmente é o objetivo do projeto.
Olha do Vale: Presidente, qual o principal gargalo que o senhor acredita que a Administração Municipal aí, logicamente, com o apoio da Câmara de Vereadores, já que é de interesse público, precisa mexer nesse primeiro semestre?
Presidente Ailton de Souza: Olha, eu acho que um dos gargalos principais, não só desse mandato atual que está assumindo agora, mas do antigo prefeito Mário, já vem desde a época do Napoleão, é o problema da falta de água aqui na nossa cidade. Esse, eu acho que é um dos gargalos maiores dessa cidade, esse desafio de sanar esse problema não é só dos 15 vereadores da Câmara, o Prefeito Municipal, todos os secretários de toda a população , inclusive os deputados, também tem que fazer a sua parte e buscar mais recursos para investimento porque não dá mais para esperar chegar o inverno, a água estabiliza, o consumo acaba sendo controlado, mas chegar no verão a demanda é muito grande e você hoje não tem condições faltando água em cada local que nunca, nunca antes tinha faltado na cidade de Blumenau. Esperamos agora com essa implantação da ETA 5, que está bem antecipada a construção dela, a partir de abril e maio, quando for inaugurada, possa realmente sanar o problema.
Olhar do Vale: Vereador, como é que vai ser o seu perfil de administrar a Casa?
Presidente Ailton de Souza: Olha, o meu perfil, teoricamente, sendo presidente, tem que tomar algumas medidas um pouco diferentes, tem que tomar uma postura um pouquinho mais firme, mas a minha humildade, com certeza, e poder de articular junto aos outros vereadores vai permanecer. Jamais irá para a minha cabeça o poder de ser um presidente, eu sou um vereador como os outros 14, nada vai mudar, mas com certeza eu acho que a responsabilidade de administrar a Câmara como presidente, avaliar todos os projetos, sentar com a minha equipe, com todos os diretores aqui, passamos a indicação de diretores técnicos em cada área, em algumas áreas aí. Então, esse debate para a gente poder construir, principalmente com os 15 vereadores e também com todos os servidores que estão nessa Casa, com a prefeitura Municipal, vai acontecer abertamente, eu vou estar ouvindo, jamais vou impor nada de goela abaixo, eu quero ouvir os vereadores, eu quero ouvir também os senhores, para a gente possa construir junto um futuro melhor para a nossa cidade.
Olhar do Vale: Prefeito, Presidente da Câmara e Governador são do PL. Vai ficar mais fácil para as coisas funcionarem em Blumenau?
Presidente Ailton de Souza: É, esse é o objetivo, que a gente possa, com esse conjunto, buscar recurso e ter uma tramitação bem mais fácil juntamente na ALESC, no próprio governo do Estado, para que ele realmente possa sentir segurança e fazer futuros investimentos na cidade de Blumenau. Tem muitos projetos ainda que com certeza irão sair do papel, a gente agora foi dada a ordem de serviço da Pedro Zimmermann, da ampliação da Pedro Zimmermann, vai começar lá pela rua São Valentim, daqui a alguns dias já vai estar em obra, ampliando o acesso, a saída da Pedro Zimmermann, quatro até as seis pistas, até o Anita Garibaldi, então é um progresso que daqui a pouco vai dar bastante resultado, desafogando o trânsito da Pedro para chegar até o centro. E mais algumas outras obras também que a gente sabe que vai sair do papel, que com certeza essa sincronia do PL, prefeito, câmara e governador vai dar resultado.
Olhar do Vale: Qual a mensagem que o senhor deixaria ao povo blumenauense?
Presidente Ailton de Souza: Olha, a mensagem que eu deixo ao povo blumenauense é que eles passem a acompanhar mais os vereadores, passem a saber o que realmente é uma lei, o que realmente é uma indicação, o que realmente é um requerimento, o que realmente é encaminhado pelos vereadores, então precisa que a imprensa realmente busque essa informação para eles saberem o que realmente pode fazer o vereador, esse limite até onde pode chegar o vereador e a gente precisa de bastante confiança, a gente sabe que não se consegue agradar todo mundo, uma parte critica, outra elogia faz parte, mas o importante é o povo ter conhecimento, como é que realmente funciona as leis, o que pode fazer um vereador, até onde pode chegar o vereador, então tem que ter esse conhecimento e confiar também no nosso trabalho que nós estamos aqui para legislar, fiscalizar, é por isso que a gente foi eleito e com certeza queremos fazer.