Uma prática ainda não muito difundida na nossa cidade é a microchipagem de nossos animais de estimação. A ACAPRA recebe diariamente vários pedidos de ajuda para encontrar animais desaparecidos, que podem ter sido roubados ou simplesmente terem fugido para dar um passeio e nunca mais retornam.
A orientação básica é sempre colocar uma coleira com identificação, informando seu nome e telefone para contato. Assim quem encontrar seu pet já vai saber que ele está sendo procurado e as coisas se resolvem muito rapidamente. Porém essa orientação não é infalível, principalmente se o seu animal for roubado.
Para a ACAPRA ou qualquer outra ONG de proteção animal a utilização do microchip vai muito além da localização do animalzinho. Acima de tudo, ela vai identificar as pessoas que adotaram um pet em nossas feirinhas e depois o abandonaram pelas ruas. Você deve estar se perguntando se existem pessoas que realmente fazem isso e podemos garantir por experiência própria que sim.
Como funciona o Microchip
O microchip é um método de identificação eletrônica no qual um pequeno circuito envia uma “mensagem” através de radiofreqüência para uma leitora que codifica essa mensagem em forma de números. Esse será o número de seu animal para sempre. Cada número desses deverá ser cadastrado em um banco de dados nacional. Ele é implantando uma única vez e não requer nenhum tipo de manutenção. Para cães e gatos a implantação é feita na região da nuca. O procedimento é muito parecido com qualquer tipo de injeção subcutânea como as vacinas e a maioria dos animais não demonstra qualquer desconforto.
A ACAPRA tem como objetivo iniciar o projeto de implantação de microchips em todos os animais adotados através de nossas feirinhas e através de nossos lares temporários, principalmente filhotes. Com isso teríamos uma maior segurança já que a identificação de um filhote após adulto é praticamente impossível somente através de foto.
Agora que você já sabe das vantagens e como funciona, procure um veterinário de sua preferência e peça a aplicação do microchip em seu cão ou gato.
A família inteira estará mais segura !
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.