Itajaí é a terceira melhor cidade do Brasil para fazer negócios no Comércio

Foto: Marcos Porto

Itajaí foi destaque no ranking das melhores cidades para fazer negócios no Brasil. O Município ficou com a terceira posição no setor de Comércio entre as 100 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O estudo foi realizado pela Urban Systems para a Revista Exame.

A pesquisa do setor de Comércio mapeou 10 indicadores para formular o ranking de cidades. Entre eles: percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da renda do trabalhador do comércio varejista e atacadista, crescimento no número de estabelecimentos do comércio, número de empregos no setor, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda média dos trabalhadores formais.

Na análise, Itajaí ficou atrás apenas das cidades de São Paulo (SP) e Barueri (SP), primeira e segunda colocadas, respectivamente. Em relação à pesquisa de 2022, o Município saltou 85 posições na listagem desse mesmo setor.

Publicidade

“O empresário retomou por completo sua confiança para investir e temos percebido tanto o aumento do número de comércios varejistas e atacadistas, quanto o crescimento dessas empresas em nossa cidade. Ainda que o setor de Serviços permaneça sendo o que mais contrata, é acompanhado de perto pelo Comércio, que tem muito potencial de crescimento”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

O levantamento da Urban Systems analisou o desempenho de todos os municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes em sete setores: Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria, Agropecuária e Saúde. Ao todo, foram estudadas 319 cidades do país e destacadas as 100 melhores para se investir em cada área. Itajaí figurou em cinco rankings neste ano.

“Estar presente no ranking das melhores cidades para fazer negócios no Brasil demonstra as potencialidades de Itajaí em diversos setores, em especial no de Comércio. O Poder Público tem realizado diversos investimentos em obras estruturantes e que garantem mais qualidade de vida para a população. Isso tudo se reflete na atração de mais investimentos e negócios”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Além da terceira colocação no setor de Comércio, Itajaí registrou a 27ª posição na categoria Indústria, a 69ª em Mercado Imobiliário, a 73ª em Serviços e a 80ª em Saúde. Os dados dos indicadores utilizados pela Urban Systems para formulação dos rankings também são monitoradores pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) e utilizados para traçar ações e políticas públicas. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.