Indaial recebe 2ª edição do Programa de Sensibilização Turística nas escolas “Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu”


O Programa de Sensibilização Turística “Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu” está deixando sua marca positiva na cidade. Na sua primeira edição, em 2019, o projeto capacitou em Indaial um total de 850 alunos de todos os 4º anos das escolas da rede municipal, estadual e particular. Neste ano o programa tem continuidade, abrangendo 700 alunos das turmas de 5º ano.

Este projeto é uma parceria do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) com a gestão de Turismo das Prefeituras integrantes dos Circuitos oficiais do Cicloturismo e do Caminhante do Vale Europeu. O objetivo é despertar nas crianças a valorização do turismo local, estimulando o conhecimento da história, tradição e belezas do Município, alinhado à consciência sustentável e manutenção dos patrimônios culturais.

As escolas recebem o material impresso: cartilha do aluno e do professor e um jogo da memória gigante. O projeto inclui quatro videoaulas interativas com informações sobre a região turística do Vale Europeu. Os professores dos 5º anos são acompanhados por uma articuladora e recebem o apoio de materiais e orientações dos técnicos do Departamento de Turismo da Prefeitura. O Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu segue até setembro e finalizará com um concurso de desenho. Os alunos retratarão o seu atrativo preferido da cidade.

Publicidade

Os técnicos do Departamento de Turismo da Prefeitura frisam que o trabalho não para quando o projeto finaliza. Os professores desenvolvem através de seus planejamentos outras atividades que fomentam a temática do Turismo. Um exemplo disso foi em 2019, após a aplicação da 1ª edição do Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu. Algumas escolas continuaram com ações em diversas disciplinas realizando, por exemplo, cartões-postais, redações e visitas a atrativos. Na área de Informática, a Secretaria de Educação desenvolveu um quebra-cabeça virtual dos atrativos naturais e culturais.

“Desta forma, os alunos começam a associar a atividade turística como algo positivo na sua cidade, conhecem os seus atrativos, desenvolvem o senso de pertencimento aliado à adoção de uma conduta sustentável e de respeito à natureza. Vale muito conhecer, admirar, preservar e experimentar o Vale Europeu”, frisa Telma Fusinato, turismóloga da Prefeitura de Indaial que acompanha o Programa nas edições de 2019 e deste ano.

Para o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Jessé Cléber de Souza, o turismo nas escolas fomenta a consciência da criança, estimulando e potencializando o empreendedorismo e o desenvolvimento do turismo sustentável.

Essa atividade faz parte de um cronograma de ações no mês de setembro, #celebreoturismo, em comemoração ao Dia Internacional do Turismo, em 27 de setembro.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.