Incidente na margem do Itajaí-Mirim danifica adutora e interrompe produção de água tratada na ETA Arapongas


A Estação de Tratamento de Água (ETA) Arapongas está paralisada, nesta quarta-feira (21), em razão de danos causados em uma adutora. A rede é responsável por levar água bruta do canal retificado do Rio Itajaí-Mirim para a ETA, onde são tratados 130 litros de água por segundo.

Em Itajaí e Navegantes poderá haver baixa pressão na rede e, alguns bairros, como Ressacada, Itaipava, Canhanduba,  Dom Bosco, Centro, Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava poderão ter desabastecimento. O Semasa orienta a população para que faça racionamento de água durante todo o dia e evite desperdiçar em ações que podem ser adiadas, como lavação de carros, calçadas e fachadas de prédios. Imóveis sem caixa d’água poderão sentir efeitos imediatos.

No início da noite de terça-feira (20), ocorreu desbarrancamento da vegetação na margem do canal retificado e parte da tubulação de 400mm foi danificada. A rua Natal Cujik, na Colônia Japonesa, está sinalizada em meia pista.

Publicidade

A equipe técnica trabalha no realocamento da rede e ainda não há previsão de término. “Partes da tubulação foram levadas para o fundo do rio e precisaremos instalar nova tubulação em pelo menos duzentos metros. Esse trabalho é muito difícil de ser feito, há previsão de chuva hoje e isso pode atrapalhar. Estamos dedicados integralmente para resolver o mais breve possível”, explica o diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro Victor Silvestre.

Para compensar a interrupção da ETA Arapongas, o Semasa ampliou a produção de água na Estação São Roque, que é a maior do município e trata 1100 litros de água por segundo.

Informações 24 horas pelo WhatsApp 47 99261 3492, ou pelo 115, 0800 645 0195 e 3344 9000.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.