Região – Com a chegada do segundo semestre do ano letivo, as gerências regionais de Educação de todo o estado de Santa Catarina começam a se preparar para organizar as eleições diretas para escolha dos novos diretores escolares. É a primeira vez que tal procedimento é adotado nas colégios estaduais catarinenses, já que, até então, o cargo era ocupado através de indicações político-partidárias feitas por deputados e demais pessoas de influência.
De acordo com o Gerente de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Rodrigo Cesari, o processo é fruto do desejo de toda comunidade escolar e professores para democratizar a escolha de diretores. O edital já está no portal da Secretaria de Estado de Educação (SED) e reúne todas as informações para que os professores se candidatem. Alguns dos quesitos básicos exigem que o educador seja funcionário efetivo do Estado, já tenha passado pelo estágio probatório com o mesmo homologado no Diário Oficial, que o candidato não tenha nenhuma falta injustificada nos últimos cinco anos e que o professor não tenha sofrido nenhuma penalidade disciplinar ou administrativa na sua carreira de professor.
“Os professores que apresentem esses quesitos podem se candidatar em qualquer escola de Santa Catarina. Ele está apto. Não precisa ser professor daquela escola para se candidatar naquela escola. Pode ser em qualquer uma do estado”, Explicou Cesari.
Os professores têm até o dia 4 de agosto próximo para se inscreverem e postarem no sistema da SED o plano de gestão. “Nesse plano ele vai elencar as prioridades, como vai ser a sua forma de agir, de conduzir a escola. Depois de postar no sistema esse plano é avaliado por uma comissão aqui na Gerência de Educação, que vai validar ou não o documento. Aí a gente encaminha pra SED e aí o candidato está apto para disputar a eleição que irá ocorrer em novembro ou começo de dezembro”.
Como funcionará a votação?
Pais, alunos, funcionários da escola e professores irão votar, mas não nos candidatos e, sim, em seus planos de gestão. “A comunidade escolar vai escolher o melhor plano de gestão para que ela possa escolher o representante para administrar a escola”, afirma. A Gered irá fiscalizar o cumprimento do plano de gestão do candidato que for eleito. Caso o mesmo não for cumprido satisfatoriamente, o diretor ficará impossibilitado de concorrer à reeleição.
por Wilson Schmidt Junior
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.