“Diversidade, tolerância e preconceito” É tema do 2º encontro do “Ciclo de Conversas Jesus e os direitos humanos”

Foto: Divulgação

O Brasil, mais uma vez, lidera o ranking dos países que mais matam pessoas LGBTQIAPN+. Os dados de mortes em 2023 incluem assassinatos e suicídios. A urgência em conter a violência contra essa população motivou a escolha do tema para o segundo encontro do “Ciclo de Conversas Jesus e os Direitos Humanos”, uma iniciativa do coletivo cristão “O Amor Vence SC”, de Blumenau/SC. O tema “Jesus e a LGBTfobia” apresenta a visão central da fé cristã, que ensina a amar uns aos outros respeitando a diversidade. Os convidados para esta segunda conversa são o mestre e doutorando em Educação, Inácio Sperber, e o professor e teólogo, Tuco Egg. O evento é gratuito e será realizado no Cafundó Bar Cultural, às 17 horas do sábado, 15 de junho.

Junho é o mês do orgulho LGBT, quando o mundo inteiro relembra os acontecimentos de Stonewall, Nova Iorque, em 1969. No dia 28 de junho, frequentadores do bar enfrentaram a violência policial, pela primeira vez, resistindo à humilhação e à vergonha. “Esta é uma oportunidade para falar sobre ‘Diversidade, Tolerância e Preconceito’, com o objetivo de conscientizar a sociedade no mês de maior visibilidade da população LGBTQIAPN+”, explica o teólogo, escritor, professor e coordenador do coletivo, Tuco Egg. Ainda segundo o teólogo, “essa comunidade foi sempre vítima de preconceito e intolerância em nome da tradição, da fé, da família. A maioria das igrejas cristãs olha pra essa comunidade com preconceito e exclusão e usa um punhado de textos bíblicos para justificar sua postura opressora e homofóbica”.

O objetivo do Ciclo de Conversas é abrir um espaço para o debate. A cada tema é convidado um especialista na área para apresentar dados e cenários específicos da nossa região. Inácio Sperber vai trazer dados do Contra Censo da Diversidade no Vale do Itajaí, levantamento feito em parceria com o Instituto Vozes Livres da Furb (Universidade Regional de Blumenau) e outros dados relativos à população LGBTQIAPN+ na região. O segundo convidado aborda o tema a partir da análise da vida de Jesus e suas atitudes diante do sofrimento humano. Ao final, o espaço é aberto para perguntas e comentários. Dez exemplares do livro produzido pelo Instituto Vladimir Herzog, com o título que dá nome ao Ciclo de Conversas, “Jesus e os Direitos Humanos”, organizado por Ronilso Pacheco e João Luiz Moura, serão sorteados entre os presentes.

Para mais informações sobre o Ciclo de Conversas “Jesus e os Direitos Humanos”, basta acessar a página do projeto (https://sites.google.com/view/jesuseosdireitoshumanos). A entrada é gratuita. Os detalhes sobre o encontro também estão publicados nas redes sociais: @oamorvencesc. Os próximos temas do Ciclo de Conversas são: machismo (agosto) e racismo (novembro).


O quê?
Ciclo de Conversas “Jesus e os Direitos Humanos”
Jesus e a LGBTfobia – Diversidade, Tolerância e Preconceito

Quando?
15 de junho de 2024 (sábado) | 17 horas

Onde?
Cafundó Bar Cultural
Rua Pr. Oswald Hesse, 338
Garcia | Blumenau/SC

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.