Defesa Civil do Estado alerta para fortes rajadas de vento nesta sexta em SC

vento forte santa catarina ciclone
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (18), a formação de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul faz com que os ventos soprem de norte em Santa Catarina, virando de oeste ao longo do dia. Nas áreas em amarelo do mapa, a velocidade média do vento deve ficar entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h, o que configura risco moderado para ocorrências como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica. 

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, esta quinta ainda será ensolarada com nevoeiro marítimo ao amanhecer e temperaturas chegando aos 30º graus ao longo do dia e mudança brusca a partir de sexta-feira.

“A frente fria avança primeiro pelas regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando pancadas de chuvas com trovoadas no período da tarde. Já no final do dia e começo da noite pega a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Norte, provocando a mesma condição. Além de raios a previsão indica ventanias que podem passar dos 60 km/h e as temperaturas acabam diminuindo. No sábado a tendência é de melhora no tempo”, informou o meteorologista Marcelo Martins.

Publicidade

Nas áreas em verde (imagem acima), o vento médio varia entre 15 e 25 km/h e as rajadas devem ficar entre 50 e 65 km/h, sendo baixo o risco para ocorrências.

Segundo a meteorologia da Defesa Civil do Estado a sexta começa abafada e o calor se intensifica ainda mais antes das chuvas. Mínimas em torno de 17ºC a 20°C no Grande Oeste e no litoral e de 13ºC a 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas ficam entre 27°C e 30°C em praticamente todo estado. No Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem chegar em torno de 34°C.

O sábado (19) ainda inicia com tempo instável em boa parte de Santa Catarina, mas a partir da tarde uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo no Grande Oeste e o sol volta a aparecer.

Na metade Leste do Estado, a nebulosidade predomina e o dia continua chuvoso em áreas entre o Norte e o Litoral de Santa Catarina.

As temperaturas mínimas variam entre 6°C e 9°C na Serra, entre 10°C e 13°C do Oeste ao Planalto Norte e em torno de 14°C a 17°C no Litoral. Já no período da tarde as máximas oscilam entre 16°C e 19°C no Grande Oeste e boa parte do Litoral e ficam na casa dos 12°C aos 14°C entre os Planaltos e a Grande Florianópolis.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.